Ensino e Ambiente
CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE MICROALGAS: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Andréia Carolinne de Souza Brito, Magui Aparecida Vallim da Silva |
UM ESTUDO ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1870-1889. | |
Marinéa Silva Figueira Rodrigues |
Educação ambiental crítica: uma necessidade social ou uma decisão política? | |
Luiz Claudio Alzuguir |
O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEDIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA | |
Ricardo Moreira de Queiroz, Augusto Fachín Terán, Andrea Garcia de Queiroz |
Relato de Experiência de Educação Ambiental na área Leste da Baía de Guanabara | |
Sabrina Gonçalves Sodré, Maria Graça bispo, Camilla Lírio |
REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES | |
Sonia Maria Venzel, Marcus Vinicius Sandova PaixãO, Gleides Pulcheira Paixão |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ESCOLA VAI AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA_UMA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO C.E. DR. IGNÁCIO BEZERRA DE MENEZES/DUQUE DE CAXIAS. | |
Cristina Maria Alves da Silva |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Carlos Alberto Andrade Monerat, Ana Paula Inacio Diorio |
IMPLANTAÇÃO DE TRILHA INTERPRETATIVA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU NA BAIXADA FLUMINENSE, RJ – BRASIL | |
Carlos Eduardo Silva Jascone |
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL | |
Marcelo Rocha, Marcelo Nogueira |
PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA A MEDIAÇÃO DIDÁTICA DO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO MÉDIO | |
Alexandre Sebastião Lobato Ramos, Elaine Moreira Alves, Daniel Medina Correa Santos |
Educação Física Escolar:Proposta de Educação Ambiental Transformadora sobre o consumismo | |
gloria guimarães castro |
ECOPEDAGOGIA: UMA ABORDAGEM FREIREANA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Maria da Conceição Albuquerque |
AGENDA 21 ESCOLAR NO CONTEXTO DA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues |
ANÁLISE DO FILME “RIO” COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO, ABORDAGEM E DISCUSSÃO DO TEMA BIOPIRATARIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. | |
Carlos Eduardo Gonçalves Cavalcante, Waisenhowerk Vieira Melo |
Ensino de Ciências e sua relação com meio ambiente: Análise qualitativa da água como meio de reflexão e nvestigação | |
Esilene dos Santos Reis |
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental? | |
Bianca Sarpa Miceli |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL. | |
Dilemara De Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz, Ivana Cristina Ferreira Santos, Andrea De Souza Monteiro, Maira Alvarenga de Souza, Ranam Moreira Reis |
PROJETO HORTA “VIDA E SAÚDE NA ESCOLA”: PERCEPÇÕES AMBIENTAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR APLICADA EM HORTA ESCOLAR (RELATO DE EXPERIÊNCIA) | |
Gilivã Antonio Fridrich |
Campus da Praia Vermelha/UFF 1 A RDS PONTA DO TUBARÃO COMO ALTERNATIVA PARA AULAS DE CAMPO EM BIOLOGIA: INVESTIGANDO A (IN)EXISTÊNCIA DE ELOS | |
João Kaio Cavalcante de Morais, Maria Marta Nepomuceno Rodrigues, Maria Rita da Silva, Rummenigge Medeiros de Araújo |
Uma proposta de ensino sobre o Reino Fungi para o sétimo ano do Ensino Fundamental, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa | |
Luciana Abrão Lougon Soares, Evelyse dos Santos Lemos |
ÁGUA: EXPLORANDO A FONTE DE VIDA – PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Anderson Martins Vianna, Laís Henriques de Mattos, Larissa Lima Morgado, Rômulo Gonçalves Paes Leme Baptista, Cristina dos Santos Bianchi |
CEMITÉRIO COMO FONTE DE CONTAMINAÇÃO: UMA TEMÁTICA AUSENTE NAS SALAS DE AULA | |
Elisangela Almeida Cruz dos Santos |
CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Maylta Brandão dos Anjos, Verônica Pimenta Velloso |
DESENHO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA | |
Edson Chiote Chiote Pinheiro, Laísa Freire Maria Freire dos Santos |
Patrimônio em Ação | |
Marcia Rodrigues Pereira, Ana Beatriz Frazão Ribeiro |
CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ANÁLISE DE UM MINICURSO SOBRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS BARRAGENS | |
João Augusto dos Reis Neto, Rafaela Mahiane Rosa, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
LEONARDO SALVALAIO MULINE, ADRIANE GONÇALVES GOMES, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS, LEANDRO MATTOS |
CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTAS DE ATIVIDADES EM ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL EM ESCOLA MUNICIPAL DE NITERÓI | |
luciana maria bastos jardim |
A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Neusa Bastos Ruiz lanna |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ESCOTISMO | |
Carlos Eduardo Silva Jascone |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES | |
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira |
AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS | |
Jose Renato de Oliveira Pin, Carlos Roberto Pires Campos |
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental? | |
Bianca Sarpa Miceli |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ECOLÓGICO A PARTIR DA VISÃO DO MANGUEZAL NOS DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Hilda Helena Sovierzoski, Lidiane Moura dos Santos, Monica Dorigo Dorigo Correia |
Ensino e Saúde
DISCUTINDO UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Tiago Venturi, Karem Susan Hansen, Iasmine Pedroso, Beatriz Pereira |
INTERSEÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA: A SAÚDE ESTÁ NA MESA | |
DIAS ROVARI CODEIRO |
Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática | |
Viviane Louback Gitti, Michele Pereira de Souza, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Aline Muzy Dias |
ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | |
Nelson Coimbra Ribeiro Neto |
OS SABERES DOS ÍNDIOS PARAKANÃS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM UMA AULA DE CIÊNCIAS | |
Joao Ferreira |
A produção brasileira de objetos de aprendizagem para o ensino superior de nutrição | |
Andreia Araujo Lima Torres |
A HIPERSENSIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA E OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM MANAUS: INVESTIGAÇÕES NAS AULAS DE FÍSICA | PDF PDF |
Antonio Rizonaldo Lima de Oliveira, Gabriel Rodrigues do Nascimento |
O alto consumo de refrigerantes e fast foods por universitários: a criação de uma cartilha | |
Josiane Vieira de Souza, Thaisnara Bastos, Maria de Fátima Oliveira |
A UTILIZAÇÃO DE UMA PÁGINA VIRTUAL DE APRENDIZAZEM COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO | |
Mariane de Paula Gomes, Fábio Aguiar Alves, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
PARÂMETROS CURRICULARES DE CIÊNCIAS NATURAIS: A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Ana Paula Inacio Diorio, Marco Antônio Ferreira da Costa |
SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM TABU PARA PROFESSORES? | |
Luana Bispo de Matos Pires, Cristina dos Santos Bianchi |
“ÁGUA E SAÚDE”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Elaine Cristina Pereira Costa, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE | |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Mariana da Silva Braga |
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ (PA) | |
Edileia Gaspar Macedo, Francisca Neves Santos, Sandra Nazaré Dias Bastos |
E POR FALAR EM PIOLHO, O QUE FAZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAPITÃO POÇO-PARÁ? | |
Maria Eugenia da Silva Moura, Sonia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos |
PARASITOSES INTESTINAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ: CONHECER PARA EVITAR | |
Maria Marcilene Alves Silva, Rosilene Mota Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos |
MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA | |
Gizele Tiago Barbêdo, Carlos Alberto Andrade Monerat |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO AMBIENTAL | |
Ana Izabel Cunha de Mello Affonso, Thayssa Alves Coelho da Silva, Maria José Paes Santos, Marcelo Borges Rocha |
PROPOSTA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA TRABALHADORES DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS ORNAMENTAIS | |
paulo henrique rodrigues brum |
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRÍCULARES DE CIÊNCIAS DE ESTADOS BRASIELIROS SELECIONADOS | |
Sheila Soares de Assis, Tania Cremonini Araújo-Jorge |
PENSAR O MORRER HUMANO NAS GRADUAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE | |
Eliane Brígida Morais Falcão, Cynthia de Souza Vieira, Natália Soares Fagundes da Rosa |
JOGO NA TRILHA DOS NUTRIENTES: UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO BASEADO EM MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fatima Alves de Oliveira |
AMBIENTE E SAÚDE: BUSCANDO A INTEGRAÇÃO NAS PRODUÇÕES DIDÁTICAS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA | |
Nathan da Matta Oliveira, Tatiana Galieta |
Educação e Saúde: Doenças Negligenciadas ABCD | |
Carlos Eduardo da Silva Filomeno |
PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE | |
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva |
A ÁREA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CENTRADOS NAS BIOCIÊNCIAS E SAÚDE. | |
Joyce Amaral, Evelyse Lemos |
DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA: CONTRARIANDO O MODELO | |
Patrícia Pássaro da Silva Toledo, Eliane Portes Vargas |
BULLYING ASSOCIADO AOS ESTEREÓTIPOS CORPORAIS E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Rodolfo Moura Pereira |
Análise do uso de um jogo voltado para Educação em Saúde com adolescentes | |
Claudilene Moura Perim |
A TRÍADE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - ENSINO DE QUÍMICA - PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE | |
Aline Souza de Camargo, Patrícia Fernandes Lootens Machado |
Ensino de Ciências e CTSA
UM OLHAR CRÍTICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PARA UM MATERIAL MIDIÁTICO DEDICADO AO ENSINO DA BIOQUÍMICA | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Jorge Cardoso Messeder |
FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON | |
Lucia Cruz Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota, Jonathas de Albuquerque Abreu, Ruth Mariani |
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA COM ENFOQUE EM CTS | |
Cristina dos Santos Bianchi, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima |
Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos | |
Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade |
DESENVOLVENDO MODELOS DIDÁTICOS PARA BIOLOGIA CELULAR | |
Greysi Dias Rêgo |
AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR | |
Simirâmes Castro Pontes |
OFICINA TEMÁTICA SOBRE ARMAS QUÍMICAS NÃO LETAIS: A CAPSAICINA. | |
Florence Moellmann Cordeiro de Farias |
O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DOS METAIS PARA A SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO SABER CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
João Reis Paulo, Lucideia Rebello Guimarães |
HIDROSTÁTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM DEMONSTRAÇÕES INVESTIGATIVAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MÍNIMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | |
Ana Carla Lima Fonseca Coutinho, Isa Costa |
A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | |
Tiago Destéffani Admiral, Carlos Roberto Pires Campos, Leonardo Salvalaio Muline |
O ENSINO DE PILHAS E BATERIAS EM UMA VISÃO CTSA (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE) | |
LUCIDÉA GUIMARÃES REBELLO COUTINHO |
DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS | |
JORGE CARDOSO MESSEDER, TAIS DOS SANTOS GONZALEZ JACOB |
“MENDELmória”: JOGO DIDÁTICO VOLTADO PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA PERSPECTIVA INTEGRADORA | |
Willian Alves Pereira |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL | |
Alice Melo Ribeiro |
USO DE MODELOS INVESTIGATIVOS NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Deccache-Maia |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
O uso de vídeos de humor como recurso didático - ensino lúdico e contextualizado | |
Álvaro Siguiné Jadel Lemos, Lucia Cruz Almeida |
INCLUSÃO E ENSINO DE FÍSICA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A ABORDAGEM DO TEMA ENERGIA MECÂNICA | |
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler |
GÊMEOS, GENÉRICOS E QUIRAIS: ESTUDO DE CASO SOCIOCIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA | |
Nilcimar dos Santos Souza, Salete Linhares Queiroz |
PARCERIA ENTRE PESQUISADORES E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UM COMPUTADOR POR ALUNO | |
Glauce Cortez Pinheiro, Camila Bezerra Araujo, Miriam Struchiner, Taís Giannella |
ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS E METODOLOGIA INVESTIGATIVA PRESENTES NO MATERIAL DIDÁTICO DO PROGRAMA “CIENTISTAS DO AMANHÔ | |
Glaucia Alegre dos Santos Buarque de Gusmão, Tania Goldbach |
É POSSÍVEL APRENDER RELATIVIDADE EM QUALQUER IDADE?:uma abordagem com enfoque histórico-investigativo | |
Marcius Vinicius Silvestre da Silva, Isa Costa |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: proposta de ensino dos conceitos básicos de eletricidade | |
Isa Costa, Fernanda Leone de Assumpção Camacho |
Visões sobre a teoria evolutiva: pressões institucionais religiosas e ciência. | |
Viviane Vieira, Eliane Brígida Morais Falcão |
PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO DESTINADAS A ESCOLAS BRASILEIRAS E HAITIANAS | |
Thatiana Suci Maciel, André Felipe Costa Souza, Juliomar de Jesus Cruz, Vilma Rodrigues Aguiar, Pablo Sales Almeida, Karen Purper Freitas Magiero, Antelmo Ralph Falqueto, Karina S. Furieri, Erica Duarte-Silva |
Paródias como ferramentas para o ensino/aprendizagem de Química | |
Erika Louise Branco Ribeiro, Caroline Stephanee Mattos Mendonça, Priscilla Santos Lassance, Eluzir Pedrazzi Chacon, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Marcia Narcizo Borges |
Comunicação Química no Ensino de Química Orgânica: Uso de um aúdio e um jogo de Bingo | |
Priscilla Santos Lassance, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges |
TEMAS CTSA DE INTERESSE DOS ALUNOS DA EJA: UM PONTO DE PARTIDA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA MULTIDIMENSIONAL | |
Daniele da Silva Maia Gouveia, Alcina Maria Testa Braz da Silva |
DIÁLOGO ENTRE CRENÇAS RELIGIOSAS E CONCEITOS CIENTÍFICOS: COMO PENSA UM GRUPO DE CIENTISTAS | |
Cristiana Rosa Valença, Eliane Brigida Morais Falcão |
RELATO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIA/QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS | |
Kelry Muniz Barbosa |
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO OLFATO EM PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MACEIÓ, ALAGOAS | |
Monica Dorigo Correia |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE UMBURANA, SENHOR DO BONFIM/BAHIA | |
CARLOS WAGNER Costa Araújo, Leonésia Leandro Pereira |
SABERES POPULARES, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA | |
Fábio Gabriel Nascibem, Alessandra Aparecida Viveiro |
PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
Inez Barcellos Andrade, Isabel Gomes Rodrigues Martins |
A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO | |
Emerson N. C. Gonçalves |
“EXPLORANDO” UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO SOB DIVERSOS OLHARES: DAS PRÁTICAS DE ENSINO AO ENSINO DAS PRÁTICAS. | |
Kelly Araújo Krauzer, Thamires Belo de Jesus, Michele Pires Carvalho, Josilene Erlacher Werneck Machado, Carlos Roberto Pires Campos |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL | |
Sidnei Quezada Meireles Leite, Joelma Goldner Kruger, Nádia Ribeiro Amorim, Vilma Reis Terra |
CURSOS A DISTÂNCIA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves |
PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO SOBRE VISITAS A ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E ABORDAGEM CTSA | |
Evanizis Dias Frizzera Castilho |
POLUIÇÃO SONORA EM ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO | |
Almir Guedes Santos |
A HORTA MEDICINAL COMO ARTEFATO PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA CTSA | |
Sabrine Lino Pinto, Antonio Donizetti Sgarbi, Daniela Coutinho D´Ávila de Almeida, Maria das Graças Ferreira Lobino |
O TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE’S) NO ENSINO REGULAR: UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Jocimara Maria da Silva Santos, Nicole Nicolas Armache, Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO ENSINO DA TEORIA CELULAR. | |
Antonio Fernandes Nascimento Junior, Bárbara Cristina Heitor |
HORTA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR | |
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças |
REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO E VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS DE JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. | |
Cristina Maria Barros de Medeiros |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA | |
Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha |
Divulgação Científica
ANÁLISE DE ÁRVORES FILOGENÉTICAS EM ARTIGOS DA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL | |
Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha |
ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE | |
Adriane Gonçalves Gonçalves Gomes, LEONARDO SALVALAIO MULINE, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS |
RIQUEZAS DAQUI, ECOS DO GARIMPO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO RÁDIO POR ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFVJM | |
Guilherme Mendes Soares |
UNIGRAN: O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO HERBÁRIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO, DUQUE DE CAXIAS, RJ | |
Míria Simões de Araújo Rodrigues |
A FICÇÃO CIENTIFICA COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NOS ENECIÊNCIAS | |
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha |
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E RELAÇÃO CINTURA-QUADRIL COMO FERRAMENTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OBESIDADE E TECIDO ADIPOSO PARA A POPULAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS | |
Catia Cristina de Paula Costa |
O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | |
Juliana Macedo Nascimento, Rosane Moreira Meirelles |
COLORINDO BANDEIRAS – A ELABORAÇÃO DE UM SIMULADOR PARA O ESTUDO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE | |
Eluzir Pedrazzi Chacon |
MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Marcos Paulo Ferreira de Souza, Eliane Melo de Matos, Eline Deccache Maia |
DIFUSÃO CIENTÍFICA: I e II COLÓQUIO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA | |
ANNE KARYNNE ALMEIDA CASTELO BRANC0, AMARILDO MENEZES GONZAGA |
Alunos-professores: o Normal repensando o papel do lúdico aliado ao ensino de ciências | |
Cristianni Antunes Leal, Maria José da Silva de Oliveira Quirino, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Rôças |
A divulgação científica e o museu nacional | |
Julio César Freitas da Costa |
A PRESENÇA DA QUÍMICA NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO: O CASO DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA | |
Ludmila Nogueira da Silva |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS SABERES LOCAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO “BICHO DO MATO” | |
Tatiene Kéllen Rosa Germano Araujo |
Submissões Gerais
O PANORAMA ATUAL E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Coswosk Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira |
ELABORAÇÃO DE JOGOS POR ALUNOS DO SENAI. | |
ANA CLAUDIA MANHAES |
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “ANTÁRTICA” EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luiz Antonio da Costa Rodrigues, Elaine Alves dos Santos, Waisenhowerk Vieira de Melo, Alexandre Santos de Alencar |
ANÁLISE DOS TEMAS EVOLUÇÃO E FILOGENIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2014 | |
Judson Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira |
A CRIAÇÃO DE VÍDEOS EXPERIMENTAIS COMO AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA | |
KARLA KARINY BARBOSA |
FICÇÃO COMO FERRAMENTA DE ABORDAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE CASO DO USO LINGUAGEM DE FICÇÃO CIENTÍFICA | |
Reinaldo Espírito Santo Camilo, Luiz Edmundo Vargas Aguiar |
Concepções Históricas sobre utensílios de laboratório | |
Shirley Lima de Azevedo Neta, Jorge Cardoso Messeder |
A TEMÁTICA DO TRÂNSITO: DISCUTINDO VELOCIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Maria Cristina Amaral Moreira, Isabel Martins |
JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Natalia Pin Rocon, Elisa Mitsuko Aoyama |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA MOTIVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mauro Melo Costa, Rosa Oliveira Marins Azevedo |
De pedra à janela: características de um bom professor de ciências na visão de futuros professores | |
Thaiz Armond, Zara Faria Sobrinha Guimarães |
O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO – RELATO DE CASO | |
Juliane Barros, Magui Aparecida Vallim da Silva |
CIÊNCIA E ARTE NOS “NOVOS TALENTOS | |
Eline Deccache-Maia |
ABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE FLUTUAÇÕES POPULACIONAIS CÍCLICAS – PROBLEMÁTICA ABORDADA POR ELTON | |
Emiliana Moreira Cunha |
O ENSINO DE REPRODUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES | |
Larissa Fracalossi Lucas, Marcos da Cunha Teixeira, Juliana Castro Monteiro |