Última alteração: 2018-11-16
Resumo
Neste artigo analisamos os cadernos de Alfabetização utilizados no âmbito da SME/RJ, entre 2013/2015, direcionados aos três primeiros anos do EF, que são caracterizados pela integração curricular. Procuramos compreender a inserção de conhecimentos do Corpo Humano, suas formas de abordagem, finalidades e sentidos presentes nesses materiais. Baseadas em Goodson (1997), em diálogo com estudos que relacionam saber e poder, entendemos o currículo como imbuído de sentidos atribuídos por grupos organizados em torno da disciplina escolar Ciências, que são responsáveis pela seleção e organização de seus conhecimentos, mas que não são homogêneos, o que resulta numa diversidade de finalidades educacionais que não são consensuais. Os resultados indicam que os materiais possuem conhecimentos sobre Corpo Humano que dialogam com finalidades de ensino pedagógicas e utilitárias. Notamos que as formas de abordagem imprimem regimes normalizadores de sentidos do corpo no meio social demarcando, sobretudo, aspectos que diferenciam meninas e meninos.