ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A BLACK FRIDAY E O ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL | |
Andréa Cristina Costa, Maria Cristina do Amaral |
A HIBRIDEZ DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA | |
Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha |
A SALA TEMÁTICA SOBRE CANNABIS: EXPLORANDO A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS PARA ESCLARECER E PREVENIR O USO ABUSIVO DE DROGAS FRENTE A UM MUNDO ESTIGMATIZADO. | |
Francisco José Figueiredo Coelho, Priscilla Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha |
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE “OS SIMPSONS” NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. | |
Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Lucia Pereira dos Santos Benther |
AGRONEGÓCIO EARRANJOS CURRICULARESNA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CTSA NO IFES - CAMPUS ALEGRE. | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte |
ANÁLISE DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REFERENTES À TEMÁTICA ‘GENÉTICA MOLECULAR’ | |
Bruna Sarpa Miceli, Marcelo Borges Rocha |
CONTRIBUIÇÕES DAS TRILHAS ECOLÓGICAS NA VISÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE | |
Marcelo Borges Rocha |
ANÁLISE DE VISITAS ESCOLARES AO MUSEU DA GEODIVERSIDADE | |
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Karine Pires Moreira |
ENSINO DE CIÊNCIAS AOS ESTUDANTES SURDOS: UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA | |
Gildete da S. Amorim Mendes Francisco1, Fernanda Serpa Cardoso, Helena C. Castro, Ana Regina E Souza Campelo |
ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: ABORDAGEM CTS POR MEIO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA | |
Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder |
VIVER JARDIM: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS PLANTAS | |
Clarisse Tolledo Lugon, Maycon Savioli da Costa, Fátima Kzam D. de Lacerda |
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Aline Silva Dejosi Nery, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
CAMINHOS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DA EJA | |
Simone Caires, Alcina Maria Testa Braz da Silva |
AGRONEGÓCIO EARRANJOS CURRICULARESNA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CTSA NO IFES - CAMPUS ALEGRE. | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PELO OLHAR DISCENTE: PANORAMA DAS VISITAS GUIADAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS DE 2014 E 2015 | |
Aline da Conceição Dias, Ana Maria Donato, Renata Maia Ribeiro de Barros Braga, Thaís Fortunato de Mendonça, Karen Eline Barbosa Ferreira, Andréa Espinola de Siqueira |
UM ESTUDO DE CASO: A FEIRA DE MATERIAL DIDÁTICO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES AVALIADORES | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
TRILHAS INTERPRETATIVAS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Carolina Andrade da Silva, Reinaldo Luiz Bozelli, Laísa Freire |
RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
Lucia da Cruz de Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota |
UM MERGULHO NO CONHECIMENTO EM ARRAIAL DO CABO - RJ: PROPOSTA DE ATIVIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA | |
Alan Portella, Lúcio Paulo, Rosane Meirelles |
CENSURA NA INTERNET: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA | |
Camila de Fatima Sant’Ana, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas Loiola, Jorge Cardoso Messeder |
“LEIA E ENTENDA RÓTULOS E EMBALAGENS”: SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO UTILIZANDO ROTEIRO DE APRENDIZAGEM | |
Mauro Melo Costa, José Claudio Del Pino, Rosa Oliveira Marins Azevedo |
SENSAÇÕES E EMOÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM AMBIENTES NATURAIS | |
João Rodrigues Miguel, Daniele Gaspari Fernandes |
CIÊNCIA E COTIDIANO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES? | |
Maryane Marins Barbosa, Simone Rocha Salomão |
ANÁLISE DE METÁFORAS E ANALOGIAS EM REPORTAGENS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE | |
Igor Leandro Alves de Carvalho, Marcelo Borges Rocha |
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ | |
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
FOTOGRAFIA APLICADA AO ESTUDO DOS INSETOS | |
Reynaldo Guedes de Oliveira Fontes, Débora de Aguiar Lage |
PLURALISMO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TÓPICOS EM CIÊNCIAS | |
Carlos Eduardo da Silva Filomeno, Kamilla Brandão Ferreira, Patrícia C. Torres de Almeida, Stéphany Medeiros de Souza |
CONHECIMENTOS SOBRE PALEONTOLOGIA ENTRE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Edwaldo Oliva, Ausenda Cáceres Balbino, Luis Otávio Resende Castro |
FILMES SOBRE DROGAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE CASO | |
Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro |
MICROSCOPIA E MODELIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS MOTIVADORAS PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA | |
Ana Eliza Freitas Martinho, Camilla Rodrigues Nascimento, Marcele Moura Vicente, Juliene Ribeiro Nascimento, Débora de Aguiar Lage |
A SALA TEMÁTICA SOBRE CANNABIS: EXPLORANDO A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS PARA ESCLARECER E PREVENIR O USO ABUSIVO DE DROGAS FRENTE A UM MUNDO ESTIGMATIZADO | |
Francisco José Figueiredo Coelho, Priscilla Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
O ENSINO LÚDICO A PARTIR DA PALEONTOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO | |
Rodrigo Rangel Lopes, Lakysme Rocha Santos de Freitas, Marco Pereira Gonçalves |
PAPELÃO NA COPA DE FUTEBOL 2014, SÓ REAPROVEITADO: CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigue, Afranio Teodoro Moutinho, Maria de Fátima Alves de Oliveira, Ana Paula Gomes de Souza |
LUDOTECA ITINERANTE: UMA PROPOSTA DE POPULARIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Jean Carlos Miranda, Glaucia Ribeiro Gonzaga |
ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE RESÍDUOS ELETRÔNICOS PARA UMA ABORDAGEM CTSA DO ENSINO DE QUÍMICA | |
Adriana Tavares dos Santos, Priscilla Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
ENSINO DE BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DE JOGO DIDÁTICO COM MODELOS 3D PARA LICENCIANDOS DE Campus da Praia Vermelha/UFF 1 BIOLOGIA | |
Jéssica Siqueira Meloni, Carolina Nascimento Spiegel, Suzete Araujo Oliveira Gomes |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM INTERFACES COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GENÉTICA | |
Juliana Macedo Lacerda Nascimento, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
A BLACK FRIDAY E O ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL | |
Andréa Cristina Costa de Freitas, Maria Cristina do Amaral Moreira |
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O AMBIENTE EM UMA AULA DE CAMPO NA RESTINGA | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
DO LETRAMENTO CIENTIFICO À FORMAÇÃO AMBIENTAL DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO HEGEMÔNICO | |
Alba Valéria de Sant Anna de Freitas Loiola, Alexandre Maia do Bomfim, Cleuza Faustino |
“MUNDO BITA” E A EXPERIMENTAÇÃO: POSSIBILIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro |
UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA | |
Raiany Nogueira Santos, Cilene Daudt Vieira, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
INVESTIGANDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA DISCUTIR QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REPORTAGENS E MAQUETE | |
Andressa Cristina de Noronha Martins, Simone Rocha Salomão |
UMA PESQUISA SOBRE O USO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO | |
Willian Alves Pereira, Luiz Augusto Rezende Filho |
POTENCIALIDADE DO USO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Thaís Rodrigues Maciel, Simone Rocha Salomão |
A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE “OS SIMPSONS” NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. | |
Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Luciana Pereira dos Santos Benther |
ESTRATÉGIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIOESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU | |
Camila Corrêa Fernandes, Karina da Silva Marte, Stefani Torres Vidal, Wellington Rodrigues de Matos |
PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA UTILIZANDO O FILME JURASSIC WORLD COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GENÉTICA | |
Maria Helena Machado, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
O USO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM AULAS PARA O ENSINO MÉDIO. | |
Florence Moellmann Cordeiro de Farias, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Carolyna Pinto Silva do Nascimento |
"PERFIL DA CÉLULA": JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR | |
Nicole Correia Bernardo, Jéssica Mello, Carolina Nascimento Spiegel |
AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Jhenifer Fagundes de Oliveira, Judith Bustamante Bautista, Marcelo Bernardo de Lima, Miriam Struchinner |
EXPLORANDO APROXIMAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A REFORMA DA NATUREZA | |
Júlia Queiroz Arêas, Simone Rocha Salomão |
JOGANDO COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA FORMA LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR | |
Carolina Nascimento Spiegel, Luiz Roberto Dutra dos Santos |
INTERAÇÕES PROFESSOR – ALUNO – CONHECIMENTO: BUSCANDO CAMINHOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA | |
Bruno Oliveira Duarte, Simone Rocha Salomão |
“DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”: O USO DE UM FILME PODE CONTRIBUIR NO ENSINO DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS? | |
Daniela Frey, Renata Maia Ribeiro de Barros Braga |
MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU, RJ | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
HORTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | |
Jéssica Brito, Sônia Cristina Vermelho, Marina Maldonado |
ESPAÇOS-TEMPOS DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: UM CONGRESSO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO MÉDIO | |
Fernanda Serpa Cardoso, Sonia Regina Alves Nogueira de Sá, Alice Akemi Yamasaki |
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES INVESTIGATIGATIVAS: A LUDICIDADE A FAVOR DO EXPERIMENTAL E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Marcos de Oliveira Rocha |
PROPAGANDAS DE TV COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS | |
Francine Lopes Pinhão, Amanda Lima |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA ACERCA DA HISTÓRIA EVOLUTIVA DA CÉLULA EUCARIOTA | |
José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos, Manuel Gustavo Ribeiro, Carolina Nascimento Spiegel |
OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): OS MICRORGANISMOS NA ALIMENTAÇÃO | |
Francilaine Calixto Gouveia, Bruna Ferreira de Almeida, Estaner Claro Romão, Maria da Rosa Capri, Paulo Atsushi Suzuki |
ENTRE A MÍDIA E O MICROSCÓPIO: UMA AULA NÃO CONVENCIONAL SOBRE PROTOZOÁRIOS | |
Laís Aparecida Nasaré, Carla Castelari Rezende, Augusto Antonio de Paula, Antonio Fernandes Nascimento Júnior |
A ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO ARTES E EXPERIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA | |
Erika Louise Branco Ribeiro, Márcia Narcizo Borges |
CIÊNCIA E ARTE: UMA CONCILIAÇÃO QUE FAVORECE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Sandra Regina do Amaral, Michele Waltz Comarú |
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CASO PARA O JOGO COOPERATIVO “FOME DE Q?” | |
Leandra Marques Chaves Melim, Cássio Gomes Rosse, Amanda Silva do Valle, Nilson dos Passos Junior, Carolina Nascimento Spiegel, Maurício Roberto Pinto da Luz |
O TREM SUPERCONDUTOR COM ENFOQUE CTS | |
Anderson Silva Cunha, Deise Miranda Vianna, Marcos Binderly Gaspar |
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO USO DE GAVETAS ENTOMOLÓGICAS | |
Patrícia Barros de Oliveira, Wellington Rodrigues de Matos |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRODUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS, DENTRO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS. | |
Erik Augusto Leite, Zara Faria Sobrinha Guimarães |
USO DE DOMINÓ PARA INTERMEDIAR A CONTEXTUALIZAÇÃO DE AULAS SOBRE A TABELA PERIÓDICA | |
Adriana Tavares dos Santos, Priscilla Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
“MEMÓRIAS DA APAEP”: UM JOGO DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sarah Soares Brum Pina, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DO CIÊNCIAS SOB TENDAS E SEU PAPEL NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Mariana de Souza Alysio, Grazielle Rodrigues Pereira, Lucianne Fragel Madeira |
AS DIFICULDADES DE INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES A PARTIR DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Maria Cristina Amaral Moreira |
PAULO FREIRE E O ENSINO DE FÍSICA PAUTADO PELO DIÁLOGO | |
Álvaro Siguiné Jadel Lemos, Lucia da Cruz de Almeida |
CONTRIBUIÇÕES DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RJ | |
José Renato de Oliveira Pin, Amanda Dornelas de Sousa Pereira, Marcelo Borges Rocha |
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte |
TEATRO E ENSINO DECIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES | |
Barbara Doukay Campanini, Marcelo Borges Rocha |
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE ESTUDANTES COM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO COM VISITANTES DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA | |
Ana Helena Grieco Gonzalez, Marcelo Borges Rocha |
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS. QUEM DISSE? | |
Sofia Castro Hallais |
“MUNDO BITA” E A EXPERIMENTAÇÃO: POSSIBILIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA POR PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Simone Caires, Monique Thérèze Schulz Fontoura, Alexandre Maia do Bonfim |
JUVENTUDE E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS: RETRATOS DAS DESIGUALDADES | |
Jefferson Lima da Silva |
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERIÓDICO DA ÁREA DE CIÊNCIAS | |
Rosangela Inês Matos Uhmann, Sarana Machado Solano |
CIÊNCIA E ARTE: VEÍCULO TERAPÊUTICO OBSERVADO EM INSTITUIÇÃO DE SAÚDE MENTAL DO RIO DE JANEIRO | |
Dulce de Barros Gaspar, Maylta Brandão dos Anjos |
SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Marielze Pinto da Paixão, Maria Célia da Silva Lanna |
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL | |
Amanda Damasceno de Cristo Neves, Luiz Vinícius Leão Moreira, Giulia Leão da Cunha Brabo, Emmanuel Arthur Albuquerque Aragão, Luan Filipe de Souza Pereira, Maefnys Leão Alencar Fontes, Rebekah Mira Lino, Lígia Amaral Ilgueiras, Mayara Ferreira Parente, Nelson Antônio Bailão Ribeiro |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ESCOLA | |
Marcia Regina Garcia, Rayza Cristina Machado da Cruz |
JOGO ‘EU SOU?’ EM UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) | |
João Ricardo Assis, André Neves, Bruno Costa, Leonardo Santos, Leonardo Vollaro, Lilyane Cordeiro, Rodrigo Fonseca, Tatiana Delazeri |
COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE FEIRAS ORGÂNICAS DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO | |
Weslley Carvalho, Beatriz Martins, Carolina F. Quitá, Gabriela Gomes, Maria José Paes, Maria Cristina José Soares, Luiza Cantuária |
O CONHECIMENTO SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Saraiva Belmont, Evelyse dos Santos Lemos |
ANÁLISE PRELIMINAR DO PERFIL DE VISITANTES DA TRILHA DO ESTUDANTE, PARQUE NACIONAL DA TIJUCA | |
Mylena Guedes Passeri, Matheus de Souza Gomes, Marcelo Borges Rocha |
A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE PARASITOLOGIA DURANTE A 14a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ | |
Rodrigo Araujo Cocêlo Dias, Allan Santana Mendes, Amanda Caroline Silva Pereira, Michelle D. Santos-Clapp |
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL | |
Danielle Grynszpan, Rafael Benjamim Mendonça, Geisa da Silva Capistrano, Ney Lanzellotti Dantas |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RESÍDUOS PARA O PÚBLICO INFANTIL: LEVANTAMENTO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS (2007-2016) | |
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES E A INFLUÊNCIA EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. | |
Maria da Conceição Almeida de Albuquerque, Roberto Carlos da Silva Soares |
IMPACTOS AMBIENTAIS DO DESASTRE DE MARIANA (MG) | |
Amanda Guedes Gimenes Rodrigues, Priscila Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
IMPLICAÇÕES DOS SUJEITOS COM O MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS | |
Milena Lopes da Rocha, Marco Braga |
ANÁLISE DOS IMPACTOS ECOLÓGICOS E SOCIAIS EM TRILHAS: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA | |
Marcelo Borges Rocha, Stefano Bruno Vieira Gomes, Rafael de Oliveira Rocha |
DEBATES SOBRE ACIDENTES QUÍMICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE SAÚDE EM AULAS DE CIÊNCIAS | |
Gustavo Badini de Souza, Priscila Tamiasso-Martinhon, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
Clayton Tôrres Felizardo, Débora de Aguiar Lage, Carlos Eduardo da Silva Filomeno |
VIDA DE INSETO: UMA ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA DE CIÊNCIAS PARA O PÚBLICO INFANTIL | |
Suzi Aguiar, Luisa Massarani |
REVOLUÇÃO VERDE E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: OS CUSTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 20 ANOS | |
Eduardo Tavares de Moura, Maylta Brandão dos Anjos |
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carlos Eduardo dos Santos, Claudilene Jesus Miranda, Edna Maria Breve da Silveira, Sabrina Alves de Jesus, Elena Maria Roberto Marcondes, Jane Cassiano de Souza Ramos, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSERVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE ORIGEM POMERANA | |
Bárbara de A Silva, Danielle Grynszpan |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NAS PROXIMIDADES DA RESERVA BIOLÓGICA DE TINGUÁ | |
Guilherme Preato Guimarães, Renato Augusto Gadioli, Edileuza Dias Queiroz |
CONTRA O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA: CAMINHANDO E TECENDO CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | |
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Isabela Mazza de Lima, Sandro Jorge Tavares Ribeiro, Alex dos Santos Gorito, Marcelo Paraíso Alves |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PORTUGUESES E BRASILEIROS | |
Pedro Miguel Costa, Marcelo Borges Rocha |
ESTRATÉGIAS PARA O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: UMA MOBILIZAÇÃO COOPERATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Bernardo Porphirio Balado, Thauane Cristine Cardoso de Souza, William da Silva Hilário, Carolaine da Silva |
SENTIDOS SOBRE AMBIENTE E SOCIEDADE NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO | |
Vanessa Messias da Silva, Tatiana Galieta Nacimento |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM SALA DE AULA: O USO DE CHARGES COMO POSSIBILIDADE PARA IR ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSERVADORA | |
Thiago da Silva Oliveira, Alexandre Maia do Bomfim |
ANÁLISE DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE DE PESSOAS SOB RECLUSÃO EM PRESÍDIOS | |
Samanta Costa Calcagno, Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: COMO AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR? | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÕES NO CAMPO AMBIENTAL- O ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO | |
Ana Paula de Jesus Tavares, Maylta Brandão dos Anjos |
LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÕES NO CAMPO AMBIENTAL- O ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO | |
Ana Paula de Jesus Tavares, Maylta Brandão dos Anjos |
ESPÉCIES DA FAUNA AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO: UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO MÉDIO EM SANTA CRUZ DO ARARI, ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ-PARÁ, BRAZIL | |
Lucicléia Pereira da Silva, Luís Carlos Farias de Carvalho |
O CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA NA PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES DO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Tatiana Luna Gomes da Silva |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL | |
Ana Paula Melila, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
A CONTRIBUIÇÃO DE VIRGÍNIA SCHALL NA TRAJETÓRIA DA TEMÁTICA DA SAÚDE NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Fernanda Teixeira, Paula dos Santos Dias Moreira, Miriam Struchiner |
ENSINO E DIVERSIDADE
CURA DIVINA: FÉ, RAZÃO E O PAPEL DO DIÁLOGO NA SALA DE AULA | |
Marcos Ferreira Josephino |
A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA LICENCIANDOS INDÍGENAS DA HABILITAÇÃO CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA | |
Célio da Silveira Júnior, Juarez Melgaço Valadares2 |
SAÚDE E MEIO AMBIENTE: A CONTRIBUIÇÃO DOS BIOINDICADORES AMBIENTAIS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE FARMÁCIA. | |
Luciana Rodrigues Lessa, Mateus Curty Cariello da Silva, Fernanda de Melo Regazio Cariello, Angélica de Souza Sanches |
A HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: CAMINHOS PARA A DISCUSSÃO DE GÊNERO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS | |
Iamni Torres Jager, Andreia Guerra |
CRENÇA DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E CIÊNCIA | |
Iamni Jager, Álvaro Chrispino |
A EDUCAÇÃO DIANTE IMPOSIÇÕES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE | |
Kleber Villaça Pedroso, Jéssica Brito, Lenita Leite de Oliveira Fernandes |
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE 2013 a 2017 | |
Beatriz Gomes de Sousa, Eluzir Pedrazzi Chacon |
DIÁLOGO, REFLEXÃO E APRENDIZADEM EM EDUCAÇÃO SEXUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIAL | |
Carolina Habergric Folino, Débora de Aguiar Lage |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A LUA NA VIDA NO/DO CAMPO | |
Rodrigo dos Santos Crepalde, Verônica Klepka, Tânia Halley Oliveira Pinto |
CORPO, IDENTIDADE E DIFERENÇA: O USO DO CINEMA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Jeimis Nogueira de Castro, Eliane Portes Vargas |
PROJETO CAPOEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VALENÇA-RJ. | |
ALEX DOS SANTOS GORITO, MARCELO PARAISO ALVES, SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO, JANAÍNA RODRIGUES DE FREITAS MACHADO EDU |
PROPOSTA DE MANUAL DE TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VISANDO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS E CEGOS | |
André Fillipe de Freitas Fernandes, Débora de Aguiar Lage |
CRIANÇAS E SABERES POPULARES: CIÊNCIA E/OU CULTURA? | |
Virginia Georg Schindhelm1, Maria Luisa Furlin Bampi |
ROMPENDO CONCEPÇÕES ANACRÔNICAS: EM FAVOR DE UMA EDUCAÇÃO SEXUAL EMANCIPATÓRIA | |
Daniel Costa Matos, Maylta Brandão dos Anjos |
LUNA EMPODERADA CANTA UMA CIÊNCIA ANIMADA: POSSIBILIDADES DO USO DE DESENHO EM SALA DE AULA | |
Leda Glicério Mendonça, Beatriz Brandão Meirelles, Luci Alves da Silva, Francilene Santos Portugal de Moura |
ANALISANDO AS MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ | |
Renata Melo de Lima, Isabela Cabral Félix de Sousa |
AÇÕES EDUCATIVAS ACESSÍVEIS NO MUSEU DA VIDA: UM ENCONTRO ENTRE ARTE E CIÊNCIA | |
Hilda Gomes, Bianca Reis |
REVISÃO SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SEUS CAMINHOS | |
Yasmin Lanatte, Stephanie Cardoso Graña Fantinatti, Leonardo Maciel Moreira, Isabel Martins |
HISTÓRIA DO ÁLCOOL NO BRASIL COMO TEMA MEDIADOR DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DA QUÍMICA | |
Guilherme Augusto Paixão, Ayeska Monielly Silva, Roberto Dalmo Varallo de Oliveira |
GÊNERO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA | |
Rafaela Ferreira dos Santos, Jéssica Fernanda Maximiano de Souza, Taís Rabetti Giannella |
MENINAS NA QUÍMICA: ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA DE PADRÕES DE BELEZA E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO | |
Sarah Corrêa Moreira de Sequeira, Barbara Maia de Viveiros, Ester da Silva Barbosa do Nascimento, Jenifer Ferreira Novaes, Lohrene de Lima da Silva, Monique Braz Limoeiro Daltro, Viviane Gomes Teixeira, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva |
MUSEU DO NEGRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: RESSIGNIFICAÇÃO DA HERANÇA AFRICANA NO BRASIL? | |
Fabíola Gonçalves, Verônica Velloso |
CULTURAS INDÍGENAS E AFRICANAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSÍVEIS DIÁLOGOS COM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Valéria da Sila Lima, Maylta Brandão dos Anjos, Neide de Andrade Almeida |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CIÊNCIA, O CIENTISTA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL | |
Sandra Maria Gomes de Azevedo, Victoria Viegas |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A DESCONTRUCAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID. | |
Viviane de Mendonça Soares |
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES AO ENSINO DE CIÊNCIAS: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E UM ESTUDO DE RECURSOS PARA A ATIVIDADE DOCENTE. | |
Hélio Carlos da S. Júnior, Rafael Ferreira da Silva |
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: DE ONDE PARTIMOS, PARA ONDE VAMOS E O CAMINHO QUE TRILHAMOS | |
Luciene Fernanda da Silva |
A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Ellen dos Santos Lemos, Clarisse Tolledo Lugon, Renata de Fátima Vieira da Costa, Maycon Savioli da Costa, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE SABERES ESPECÍFICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DO CONCEITO DE MITOSE | |
Jacqueline da Silva Xavier, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Mariana Nayara Bonilha Andrade, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
O CORDEL E O ENSINO DE MICRORGANISMOS: UM DIÁLOGO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA | |
Paloma Martins Ferreira, Vinicius Henrique Vieira Silva, Camila Oliveira Lourenço, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
ESPAÇO DE APOIO ÀS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UFF / VOLTA REDONDA | |
Alfredo Gustavo de M. Castro, Bianca M. Matias, Elaine L. de Oliveira, Hélio Carlos da S. Júnior, Andréa Aparecida R. Alves |
ESTUDO TIPO ESTADO DE ARTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO | |
Kleber Villaça Pedroso, Laísa Maria Freire dos Santos |
GRUPO FOCAL EM PESQUISA QUALITATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorvillé |
ANÁLISE DE UMA AULA DE BIOLOGIA CELULAR DESENVOLVIDA A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO DA CIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Carolina de Souza Oliveira, Gabriela Bandeira do Nascimento, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Júnior |
JARDIM DE ESPÉCIES AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Beatriz dos Santos Melo, Luiz Alberto de Souza Filho, Rômulo Rodrigues Reis de Carvalho Araujo, Lorena Cabral Gama, Camila de Farias Vieira, Matheus Thompson Silva de Matos, Débora de Aguiar Lage |
A UTILIZAÇÃO DO RPG PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ORIGEM DA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Eberton Borodinas Quirino, Scarlet Silva Couto, Augusto Antonio de Paula, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
QUAL O LUGAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ? | |
Davi Saldanha Dubrull, Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Yasmim Pussente Pimentel Lima, Eline Deccache-Maia |
HISTORICIZANDO O MÉTODO LANCASTER EM UM CONTEXTO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UM RECORTE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO JOANINO | |
Allan Serafim Gonçalves, Maylta Brandão dos Anjos |
O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA DE SABERES | |
Luciene Fernanda da Silva |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE TRABALHO, ENERGIA E ENTALPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Julia Amorim Monteiro, Marllon Moretti de Souza Rosa, Augusto Antonio de Paula, Karen Luz Burgoa Rosso, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
O MICROSCÓPIO CASEIRO CONFECCIONADO COM LASER NO ENSINO DE ORGANISMOS UNI E PLURICELULARES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Bianca Mendonça, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
OS ESPAÇOS DISCURSIVOS DE TROCA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: DIÁLOGOS NO ENCONTRO ENTRE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E FORMAL EM ENSINO DE BIOLOGIA | |
Maria Cristina Ribeiro Cohen |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Natália Alexandrino Pecht, Luiza Gabriela de Oliveira |
NATUREZA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DUALIDADE DA C&T NA VISÃO DE ALUNOS DE UMA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorville |
A FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ENTENDENDO ALGUNS ASPECTOS DESSE DESAFIO | |
Marcos Corrêa da Silva, Isabel Gomes Rodrigues Martins |
CURRÍCULO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CORPO HUMANO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lívia da Silva Queiroz, Maria Margarida Gomes |
CURRÍCULO MÍNIMO (ATUAL CURRÍCULO BÁSICO) DE BIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, MOVIMENTO CTS E PNLD: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS EM FOCO | |
Gerson Pereira Moraes |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Fabiana de Freitas Poso, Aline Silva Dejosi Nery, Thayná v de Poso Freitas, Bruno Andrade Pinto Monteiro |
A QUEM PERTENCE O DISCURSO DA GENÉTICA ESCOLAR? PROPOSTAS DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles3 |
CONHECIMENTO ESCOLAR E ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO NO COMPÊNDIO DE BIOLOGIA GERAL (1959-1970) | |
Thainá Galvão Nunes, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
CANDIDO FIRMINO DE MELLO LEITÃO E A DEFINIÇÃO DE VIDA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA E HISTÓRIA NATURAL DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX | |
Marcos Ferreira Josephino, Wagner Gonçalves Bastos, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
O DEBATE COMO ATIVIDADE AVALIATIVA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CTS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CONTRA-HEGEMÔNICA | |
Vítor Hugo de Oliveira, Rafael Ferreira da Silva |
AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR | |
Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernada Seidel Vorpagel, Silvana Matos Uhmannr |
A TENTATIVA DESCONHECIDA DE MARIO SCHENBERG NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA DE FÍSICA NO BRASIL | |
Mariana Faria Brito Francisquini, Antonio Augusto Passos Videira |
ATIVIDADES PRÁTICAS NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: ANÁLISE DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS | |
Vanessa a Stefano Masquio, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
David Andrade Marques da Silva, Isabel Martins |
A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO | |
Thiago Paoli, Carolina Borghi Mendes |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA CONTIDAS NO CADERNO DE EXPERIMENTOS UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO INTEGRAL DA CIDADE DE PINHEIRAL/ RJ | |
Elaine L. de Oliveira, Rafael F. da Silva |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
A AULA NO BAR: METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA SAÚDE | |
Marcello Silva e Santos, Mauro da Cruz Souza, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes |
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO DO CNPQ PARA UNIVERSITÁRIOS E A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE | |
Gisela Del Fava de Carvalho, Luciana Rodrigues Lessa |
OBSERVANDO O MUSEU DO AMANHÃ COM OS OLHOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS ESPECIALISTAS | |
Michele Waltz Comarú, Marta Ferreira Abdala Mendes, Gabriela Ventura da Silva |
OBSERVANDO O MUSEU DO AMANHÃ COM OS OLHOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: COM A PALAVRA, OS FUTUROS ESPECIALISTAS | |
Michele Waltz Comaru, Marta Ferreira Abdala Mendes, Gabriela Ventura da Silva |
ENSINO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
LABIRINTO DE PAULING”: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA | |
Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Danielle Domingues Alves, Marcelo Monteiro Marques |
O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ERROS CONCEITUAIS | |
Amanda Berk, Lucca Marchesine, Marcelo Rocha |
A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO APRIMORAMENTO DO ENSINO DE FÍSICA | |
Aline Miguelis Falcão Magalhães, Isa Costa |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS: INVESTIGANDO OS ANAIS DOS V e VI ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE BIOLOGIA | |
Amanda Valle de Almeida Paiva, Miriam Struchiner |
CONSTRUCT 2: UMA FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO AO ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS | |
Priscila Tamiasso-Martinhon, Iara Déniz Ornellas, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
É PRECISO REFLETIR SOBRE EPIDEMIA O FILME CONTÁGIO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO INFORMAL DA CIÊNCIA E SAÚDE | |
Leonardo Cássio da Cruz Teixeira, Lucia De La Rocque Rodriguez |
AUDIOVISUAL E CIÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO RIO DE JANEIRO | |
Krystina Correia, Maylta Brandão dos Anjos, Marcus Vinícius da Silva Pereira |
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO INFES/UFF | |
Sandro Lopes Barbosa, André Luiz Gomes da Silva |
MOSTRA DE PRODUTOS
Conjunto de kits de experimentos para o estudo da propagação do calor na perspectiva da inclusão de deficientes visuais | |
Viviane Medeiros Tavares Mota, Lucia da Cruz de Almeida |
Kit célula animal de tecido: uso de um modelo celular como recurso didático para o ensino de biologia | |
Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Jorge Luiz Silva de Lemos |
Histórias para contar Ciências | |
Cassia Carla Viana, Marco Antonio de Moraes |
Artrópodes de interesse médico incrustados em resina e o processo de incrustação como ferramenta de ensino. | |
Thais Varandas de Azeredo, Lucianne Fragel Madeira, Claudio Maurício Vieira de Souza, Leila Pereira Coutinho, Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves |
Propostas ensino de física | |
Lucia da Cruz de Almeida, Priscila dos Reis Areias, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de Macedo, Viviane Medeiros Tavares Mota |
Uma página no Facebook e o protagonismo dos estudantes na divulgação científica | |
Eversong Moreira Barros, Lucidea Guimarães Rebello Coutinho |
Livro falado – Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. | |
Caroline Stephanee Mattos Mendonça |
Duas Histórias em quadrinhos para o ensino-aprendizagem de Química na educação de jovens e adultos – EJA. | |
Glauco Leonardo da Costa Figueiredo |
Jigsaw aplicado ao ensino das Teorias Evolutivas | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes |
Jogo Didático “ Na Trilha dos Nutrientes” | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
“Biotec em Jogo”: jogo de tabuleiro associado a modelos 3D para o ensino de Biotecnologia | |
Jéssica Siqueira Meloni, Carolina Nascimento Spiegel, Suzete Araujo Oliveira Gomes |
Método lúdico aplicado com um jogo de quebra cabeça para o processo de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio. | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
Objeto de aprendizagem - sistema solar inteligente 2D | |
José Victor Braga Melo de Farias Barreto de Macedo, Lucia da Cruz de Almeida |
Modelos didáticos em Parasitologia: uma estratégia para Educação em Saúde | |
Andréia Carolinne de Souza Brito, Carlos Eduardo Filomeno, Shayane Martins Gomes, osé Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
Atividades investigativas no ensino de Física. A atuação do PIBID/UFRJ-FÍSICA no Colégio Pedro II. | |
Sandro Soares Fernandes, Denise Miranda Vianna, Aline Guilherme Pimentel, Ana Clara Roncetti Thomaz, Hozana Antonelli da Silva |
“Trilha da Sexualidade”: um jogo didático como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à Educação Sexual, no Ensino Médio. | |
Márcia Graminho Fonseca Braz e Barros, Jean Carlos Miranda |
Sequência didática para estudo das funções químicas orgânicas através das estruturas químicas de pigmentos, para alunos do ensino médio. | |
Rosália Rodrigues Ceres Portella |
Um Livro de Literatura Infantil para o ensino de Ciências crítico e reflexivo – “Mariana descobre o MUNDO”. | |
Ariana Rabelo de Almeida Lacerda, Sônia Regina Mendes dos Santos |
Eco em ação - um jogo de tabuleiro sobre conhecimentos ecológicos | |
Raiany Nogueira Santos, Cilene Daudt Vieira, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
Tabelas periódicas interativas: alternativas multidisciplinares no processo de inclusão, ensino e aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down. | |
Bernardo Porphirio Balado, Izabelle Chipoline dos Santos, Lorraine da Silva Pereira de Souza, Rute Ferreira Carvalho, Yasmim Schramm Martins da Silva |
Métodos Contraceptivos Hormonais: Material Paradidático para Docentes da Área da Saúde | |
Cláudia Aparecida Dalavia, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
Livro em Braile- Molequinha e o misterioso caso da água desaparecida. | |
Marcia Narcizo Borges, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Isa Costa, Fátima de Paiva Canesin, Eluzir Pedrazzi Chacon |
"Rios e seus mistérios": uma proposta de material didático para o Ensino de Ecologia. | |
Priscila de Oliveira Cunha, Magui Vallim, Timothy Peter Moulton |
Jogue Sementes – uma literatura infantil, do plano à ação | |
Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder |
Jogo: Na trilha da saúde alimentar | |
Denise Leal de Castro, Shirley Lima de Azevedo Neta |
Molequinha e o misterioso caso da água desaparecida- o livro. | |
Marcia Narcizo Borges, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Isa Costa, Fátima de Paiva Canesin, Eluzir Pedrazzi Chacon |
Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. | |
Anna Gabrielle Moreira de Souza Borges, Marcela de Mattos Mendonça Lemos Rodrigues |
“Memórias da APAEP”: um jogo didático sobre a temática ambiental para a educação básica. | |
Sarah Soares Brum Pina, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
APRENDER FAZENDO - O ensino de ciências na prática. EJA – Ciências – 9o ano | |
Rafael Barbosa da Cunha |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.