Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
“MUNDO BITA” E A EXPERIMENTAÇÃO: POSSIBILIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Esse estudo foi desenvolvido em uma turma de educação infantil, no municípiode Barra Mansa (RJ), com alunos de idade entre 4 e 5 anos. Tem como objetivo trazer aexperimentação para estimular a criatividade e observar os fenômenos, desde osprimeiros momentos da vida escolar. Essa atividade teve como tema o ciclo da água efoi realizada em dois momentos. No primeiro momento, os alunos ouviram uma músicado desenho animado “Mundo Bita”, que foi utilizada como organizador prévio para umaroda de conversa, a fim de captar as concepções dos alunos sobre o tema. Após isso, foirealizado um experimento sobre o ciclo da água numa perspectiva dialógica e interativa.A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que os alunos tomaram conhecimentodos conceitos usados nessa atividade, por meio da observação, organização dopensamento e estímulo ao relato.

Texto completo: PDF