Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
David Andrade Marques da Silva, Isabel Martins

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar as formas como trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências tratam as finalidades e orientações encontradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (DCN para a EJA). A partir de uma perspectiva Bakhtiniana, analisamos a responsividade dos textos das pesquisas em relação aos textos das políticas.  Os resultados sugerem um papel periférico das discussões sobre as DCN para a EJA nos textos de pesquisa. Percebemos relações de concordância quanto ao uso do conhecimento enquanto “objeto de troca” por melhores condições sociais, entendimento da flexibilização curricular como “modelo pedagógico próprio da educação de jovens e adultos” e, por fim, pouco aprofundamento nas discussões sobre as bases sociovalorativas que atravessam as políticas curriculares para a EJA. Apontamos para a necessidade de se desenvolver pesquisas sobre as questões ideológicas que marcam as DCN para a EJA e as finalidades da educação científica.

Palavras-chave: Diretrizes curriculares para a EJA, educação de jovens e adultos, Ensino de Ciências e EJA, Educação em Ciências e EJA


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