Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CIÊNCIA, O CIENTISTA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL
Sandra Maria Gomes de Azevedo, Victoria Viegas

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Historicamente, o cientista foi visto como alguém que possuía poderes especiais, capaz de fazer magias e brincar de “Deus”. O estudo justifica-se a partir deste legado histórico que identifica o homem como ator principal no cenário da ciência. Objetivou-se verificar as representações sociais sobre as ciências, os cientistas e as questões de gênero, considerando estudantes do Ensino Fundamental. A influência na construção e reprodução dessas representações não se limita ao ambiente escolar, sendo importante considerar os meios de comunicação e outros ambientes. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o estudo foi desenvolvido a partir de um trabalho do Programa Jovens Talentos para a Ciência, destinado a estudantes, vinculado à FAPERJ. Participaram da pesquisa 538 estudantes que deveriam responder uma questão por meio de desenhos. Os desenhos apresentados foram analisados e apontaram expressiva associação da figura de um cientista com o sexo masculino.


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