Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A LUA NA VIDA NO/DO CAMPO
Rodrigo dos Santos Crepalde, Verônica Klepka, Tânia Halley Oliveira Pinto

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


A ciência não constitui a única forma explicativa dos fenômenos que ocorrem no mundo. Populações tradicionais também possuem um amplo conteúdo explicativo que permite a interpretação dos fenômenos. Neste trabalho apontamos a integração dos conhecimentos científicos e tradicionais como uma das possibilidades de desenvolvimento de uma Educação em Ciências intercultural. Buscamos em trechos de entrevistas com moradores do campo, aspectos do conhecimento tradicional relacionado à influência da Lua em práticas sociais desses sujeitos do campo. Foi possível observar que a temporalidade, a observação sistemática da natureza e a empiria são características peculiares à construção e consolidação dos conhecimentos tradicionais referentes à influência da Lua nas plantações. Conclui-se reafirmando a necessidade da integração dos conhecimentos científicos e tradicionais para que a diversidade de culturas e visões de mundo alcance também as aulas de ciências numa perspectiva intercultural, bem como são destacados alguns pontos para a reflexão pedagógica e para investigações futuras.


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