Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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A RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO PAULO
Thiago Paoli, Carolina Borghi Mendes

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Este estudo investigou as percepções ambientais de 33 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual. Para a coleta de dados foi proposto um questionário estruturado por questões discursivas para identificar, a partir da análise crítica do discurso, quais percepções ambientais são reveladas pelos discentes investigados. Para a análise referente às concepções de meio ambiente foram estabelecidas cinco categorias de concepções (romântica, utilitarista, abrangente, reducionista e socioambiental). Os resultados apontam para a predominância de uma percepção ambiental de caráter reducionista, portanto, acrítica. Tais resultados podem estar relacionados à forma conservadora como é abordada a temática ambiental no currículo oficial do estado de São Paulo.


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