Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO APRIMORAMENTO DO ENSINO DE FÍSICA
Aline Miguelis Falcão Magalhães, Isa Costa

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


O presente estudo objetiva sugerir uma proposta de ensino voltada para a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em busca de melhorias na qualidade do ensino de Física para o Ensino Médio, no sentido de mostrar aplicações práticas dos conceitos teóricos abordados e contribuir para uma mudança no processo de ensino-aprendizagem, através da colaboração entre pares. O referencial teórico é sustentado por duas teorias de aprendizagem: a teoria sociointeracionista de Vygotsky, tendo em vista o valor dado à interação entre pares e a teoria dialógica de Bakhtin, uma vez que a interação se dá através da linguagem, do discurso dos sujeitos. A atividade no Moodle trata de conteúdos de Termologia, a nível de Ensino Médio, para alunos de um curso de capacitação da Marinha, em caráter experimental. Dificuldades e ganhos de aprendizagem colaborativa serão comentados.


Texto completo: PDF