Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Nas pesquisas acadêmicas em Educação, há uma confluência em refletir a aprendizagemcomo um processo dinâmico, contínuo, global, gradativo, cumulativo e, de relevanteinteresse para esta pesquisa, um processo pessoal. Assim, este artigo objetiva apresentara metodologia de aprendizagem cooperativa denominada Jigsaw, descrever suaaplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem das teorias evolutivas em turmas doEnsino Médio e realizar, por fim, uma análise crítica desta proposta metodológica à luzde Piaget, Vygotsky e Wallon. Assim, foram observadas a organização em pequenos grupos, a linguagem sendoessencial para a construção cooperativa do conhecimento, com a cooperação sendoexercida, corroborando para o ambiente amistoso. Como resultado, o Jigsawdemonstrou sua eficiência ao estimular o dinamismo, motivando os estudantes, que seajudaram mutuamente, caracterizando uma atividade prazerosa, reforçando a afetividadeentre os alunos, inclusive com manifestações comemorativas.

Texto completo: PDF