Tamanho da fonte:
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS
Última alteração: 2018-12-08
Resumo
Nas pesquisas acadêmicas em Educação, há uma confluência em refletir a aprendizagemcomo um processo dinâmico, contínuo, global, gradativo, cumulativo e, de relevanteinteresse para esta pesquisa, um processo pessoal. Assim, este artigo objetiva apresentara metodologia de aprendizagem cooperativa denominada Jigsaw, descrever suaaplicabilidade no processo de ensino-aprendizagem das teorias evolutivas em turmas doEnsino Médio e realizar, por fim, uma análise crítica desta proposta metodológica à luzde Piaget, Vygotsky e Wallon. Assim, foram observadas a organização em pequenos grupos, a linguagem sendoessencial para a construção cooperativa do conhecimento, com a cooperação sendoexercida, corroborando para o ambiente amistoso. Como resultado, o Jigsawdemonstrou sua eficiência ao estimular o dinamismo, motivando os estudantes, que seajudaram mutuamente, caracterizando uma atividade prazerosa, reforçando a afetividadeentre os alunos, inclusive com manifestações comemorativas.
Texto completo:
PDF