Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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PROPOSTA DE MANUAL DE TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VISANDO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS E CEGOS
André Fillipe de Freitas Fernandes, Débora de Aguiar Lage

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


A educação inclusiva no Brasil é um desafio diário a ser enfrentado pelos profissionais da educação. Refletimos que para que haja efetiva inclusão, a escola deve se adaptar às necessidades do educando, a fim de garantir um ensino de qualidade para todos. Diante disso, este estudo visou a elaboração de um manual de técnicas como ferramenta para auxiliar professores e licenciandos a produzirem materiais didáticos para alunos com deficiência visual e auditiva. A produção do material pedagógico envolveu a seleção e a descrição de técnicas específicas e a confecção de materiais e modelos didáticos utilizados como exemplos. O manual foi validado por diferentes docentes e considerado como um instrumento rico, capaz de contribuir para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Deste modo, faz-se necessário, mobilizar esforços para o desenvolvimento de metodologias inclusivas, que fomentem a mudança de uma cultura historicamente excludente no ambiente escolar.


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