Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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CAMINHOS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DA EJA
Simone Caires, Alcina Maria Testa Braz da Silva

Última alteração: 2018-12-01

Resumo


A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino que agrega particularidades dossujeitos que nela estudam. Os alunos da EJA possuem um diferencial que abrange desde a diferençade faixa etária dos alunos quanto ao nível de conhecimento e representações que os alunos possuemsobre determinado tema. Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado cujo o objetivoé identificar, a partir das representações sociais, sobre quais temas sócio científicos gostariam defalar. O protagonismo dos alunos, fica evidenciado na composição da rede semântica Foi aplicadoum questionário com 10 questões semiestruturadas, em uma abordagem qualitativa. Para estetrabalho, será considerada a questão 6, que trata sobre quais temas os alunos gostariam de falar. Aanálise dos dados foi feita a partir de um software Atlas ti. que contribui para a elaboração das redessemânticas. É possível perceber que a partir desta rede, o professor pode elaborar a sua açãopedagógica a partir de uma proposta interdisciplinar, a partir de um tema gerador no ensino deciências, que possibilite diminuir os hiatos que estão no ensino de jovens e adultos e o ensino deciências.

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