Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
A AULA NO BAR: METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Marcello Silva e Santos, Mauro da Cruz Souza, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


Muito tem sido discutido acerca de novas metodologias e tecnologias educacionais para fazer frente à rápida evolução da sociedade ocorrida nas últimas décadas. O advento da internet banda larga, tornou a consulta de terabytes de informação uma tarefa simples, de poucos minutos. Também muito se tem falado nas metodologias ativas, mas seriam as metodologias tradicionais “passivas”? Professores na década de 1980 eram ineficientes por não disporem de modernas tecnologias educacionais? Esses questionamentos iniciais são importantes para o entendimento da evolução do processo de ensino-aprendizagem, enquanto prática efetiva de transmissão de conhecimento. Esse artigo apresenta um estudo de caso em que os alunos de uma turma de engenharia rompem os muros do campus e escolhem um local inusitado para desenvolver uma ação prática em Ergonomia, um Bar famoso no local. O resultado mostrou que a interação do pesquisador-aluno com a fonte de seu aprendizado potencializa a compreensão e assimilação do conteúdo.


Texto completo: PDF