Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
“LEIA E ENTENDA RÓTULOS E EMBALAGENS”: SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO UTILIZANDO ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Mauro Melo Costa, José Claudio Del Pino, Rosa Oliveira Marins Azevedo

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões acerca de uma experiência vivenciada com 28estudantes do Ensino Médio de um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizadoem Manaus/AM, em 2016. Buscou-se identificar em que aspectos a utilização de roteirode aprendizagem no ensino de Química pode contribuir para processo educacional naEducação de Jovens e Adultos. A abordagem utilizada na pesquisa é de caráterqualitativa, utilizando-se como estratégia a pesquisa-ação, centrada na utilização doroteiro de aprendizagem como instrumento didático e avaliativo. Os dados foramanalisados e organizados em três categorias: 1) Elaboração do roteiro de aprendizagem;2) Implementação da proposta; e 3) Avaliação. Evidenciou-se que trabalhar com roteirode aprendizagem possibilita contribuições quanto aos seguintes aspectos: participaçãoativa dos estudantes na construção do conhecimento, reflexão sobre a importância de lere entender as informações dos rótulos e embalagens e a aprendizagem dos conceitosquímicos trabalhados.

Texto completo: PDF