Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RJ
José Renato de Oliveira Pin, Amanda Dornelas de Sousa Pereira, Marcelo Borges Rocha

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Partindo do pressuposto que as aulas de campo em ambientes naturais podem apresentarimpactos significativos na formação dos estudantes, este trabalho tem por objetivoanalisar as contribuições da aula de campo em ambientes naturais na formação dediscentes de Nível Superior em Gestão Ambiental do Centro Federal de EducaçãoTecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Foram aplicados questionáriossemiestruturados a 15 estudantes antes e depois de uma saída de campo no ParqueNacional de Tijuca. Os dados coletados foram analisados qualitativamente sob umaperspectiva comparativa às respostas apresentadas. Como resultado foi constatado queos alunos sentiram-se mais motivados a aprendizagem, mais interessados pela área deestudo escolhida, além da maior compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.

Texto completo: PDF