Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

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LABIRINTO DE PAULING”: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Danielle Domingues Alves, Marcelo Monteiro Marques

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


A “Distribuição Eletrônica dos Elementos Químicos” é considerada pelos estudantes do Ensino Médio um dos conteúdos mais complexos da Química, talvez pela dificuldade que têm de visualizar o “abstrato” átomo. Muitos aprendizes consideram de difícil entendimento a ferramenta didática usada para descrever a distribuição eletrônica, “Diagrama de Pauling”, que geralmente é encontrada nos livros de Química. Devido a esse fato, um grupo de professores e alunos do Instituto de Química e Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolveu o simulador chamado de “Labirinto de Pauling” entre os anos de 2011/12. Esse trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação dessa ferramenta didática digital para facilitar o entendimento dos alunos de como cada elemento químico tem seus elétrons distribuídos de acordo com os níveis/subníveis de Energia. O simulador foi aplicado em atividades em diversas Semanas de Ciência e Tecnologia da UFF, sendo considerado pelos estudantes e professores uma ferramenta instrucional interessante e motivadora.


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