Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
REVISÃO SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SEUS CAMINHOS
Yasmin Lanatte, Stephanie Cardoso Graña Fantinatti, Leonardo Maciel Moreira, Isabel Martins

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Neste trabalho buscamos avançar esta discussão feita no âmbito da disciplina Ciências, perguntando-nos acerca das possíveis articulações entre questões étnico raciais e ensino de Química. Para tanto, realizamos uma primeira aproximação com a literatura de pesquisa da área de Educação Química. Os temas escolhidos para serem tratados conjuntamente com as questões étnico raciais encontrados nos trabalhos foram: Alotropia, álcool, cozinha afro-brasileira, metais e metalurgias, cafeína, o filme X-Men, mito de Ogum, a química dos cabelos e educação ambiental. Os recursos didáticos foram livro, blog, ambiente virtual de aprendizagem, já as abordagens pedagógicas variaram entre atividades experimentais, trabalho de grupo e aula expositiva. Mesmo os temas encontrados sendo bem diversificados os apontamentos observados foram que ainda existe um número ainda pequeno de trabalhos considerando o ensino de química e as relações étnico-raciais


Texto completo: PDF