Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
O ENSINO LÚDICO A PARTIR DA PALEONTOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO
Rodrigo Rangel Lopes, Lakysme Rocha Santos de Freitas, Marco Pereira Gonçalves

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


O Parque Paleontológico de São José de Itaboraí, RJ possui uma grande importânciageológica, paleontológica e didática, e é constantemente visitado por escolas locais. Opresente trabalho teve como objetivos analisar a utilização do Parque como instrumentopedagógico, produzir propostas didáticas eabrir espaço para um melhor uso do Parque,partindo-se da hipótese que o ensino de Biociências empregaria tradicionalmente umametodologia uniforme de apresentação dos conteúdos, distante da realidade prática dosalunos.Foi acompanhado in loco o roteiro didático conduzido por um monitor com asescolas visitantes do ensino infantil e fundamental (6º e 7º anos), dos meses de março anovembro de 2015. Avaliou-se, através de desenhos, a percepção de 101 crianças acercado que lhes foi apresentado durante a visita ao Parque. Como resultado geral, pode servisto que o ensino no parque ainda está muito próximo dos modelos teóricos, apesar deseu grande potencial lúdico.

Texto completo: PDF