Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA CONTIDAS NO CADERNO DE EXPERIMENTOS UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO INTEGRAL DA CIDADE DE PINHEIRAL/ RJ
Elaine L. de Oliveira, Rafael F. da Silva

Última alteração: 2018-11-21

Resumo


O presente estudo foi desenvolvido durante o período de estágio supervisionado no qual se fez necessária a elaboração de um projeto de investigação, visto que os projetos de estágio possibilitam o desenvolvimento de posturas e aptidões nos discentes que estão em formação inicial, possibilitando um melhor desempenho profissional. Desse modo, este trabalho conterá além da discussão acerca da importância do ensino de ciências e da utilização de experimentos investigativos no ensino de Química, as análises referentes às atividades experimentais de Química contidas no caderno do estudante intitulado como Laboratório de Iniciação Científica. Essas avaliações foram realizadas com a intenção de saber se as atividades práticas propostas teriam cunho investigativo. Para isso, foi imprescindível analisar as questões abordadas e as atividades experimentais propostas em tal material. Constatou-se que para uma atividade experimental ter um cunho investigativo, esta deve conter questões com diferentes níveis cognitivos e dispares graus de abertura.


Texto completo: PDF