Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos serão analisados, às cegas, por dois avaliadores. Aqueles que forem aceitos por apenas um dos pareceristas, serão submetidos a um terceiro, para desempate.
Aproveitamos para lembrar que o evento é voltado para a interface da Área de Ensino de Ciências com a educação para o ambiente e educação para a saúde. O objetivo é constituir um espaço para a reflexão sobre as atividades de pesquisa e para apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em Ensino de Ciências e em sua interface com as questões de Saúde e de Ambiente.
Os melhores trabalhos apresentados no evento serão publicados na Revista Ensino, Saúde e Ambiente (www.ensinosaudeambiente.uff.br), que está associada ao Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.
Serão aceitos relatos de pesquisa e trabalhos teóricos, considerando-se os seguintes aspectos:
Os relatos de pesquisa empírica serão avaliados:
1) Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura pertinente:
• Clareza na descrição da área de interesse do artigo e fundamentação nos resultados relevantes da literatura;
• Questões de pesquisa claramente formuladas;
• Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa.
2) Quanto à metodologia:
• Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.
3) Quanto à análise dos dados:
• Coerência entre análise e fundamentação teórica apresentada;
• Coerência entre análise do material empírico e resultados apresentados.
4) Quanto às conclusões e implicações:
• Se as conclusões têm por base os resultados apresentados;
• Se as conclusões incluem recomendações para a área;
• Se as conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura.
5) Quanto à bibliografia:
• Se o trabalho faz referências à literatura pertinente da sua área.
Os trabalhos teóricos serão avaliados:
1) Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura pertinente:
• Clareza na descrição da área de interesse do artigo e fundamentação nos trabalhos relevantes da literatura;
• Relevância e clareza do problema teórico abordado;
• Adequação da fundamentação teórica para discutir o problema.
2) Quanto ao argumento desenvolvido:
• Clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.
3) Quanto às conclusões e implicações:
• Se as conclusões têm por base a discussão apresentada;
• Se as conclusões incluem recomendações para a área;
• Se as conclusões são comparadas com as de outros trabalhos no mesmo domínio, disponíveis na literatura.
4) Quanto à bibliografia:
• Se o trabalho faz referências à literatura pertinente da sua área.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.