Ensino e Ambiente
Educação ambiental crítica: uma necessidade social ou uma decisão política? | |
Luiz Claudio Alzuguir |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ESCOLA VAI AO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA_UMA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO C.E. DR. IGNÁCIO BEZERRA DE MENEZES/DUQUE DE CAXIAS. | |
Cristina Maria Alves da Silva |
PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA A MEDIAÇÃO DIDÁTICA DO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO MÉDIO | |
Alexandre Sebastião Lobato Ramos, Elaine Moreira Alves, Daniel Medina Correa Santos |
ECOPEDAGOGIA: UMA ABORDAGEM FREIREANA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Maria da Conceição Albuquerque |
CEMITÉRIO COMO FONTE DE CONTAMINAÇÃO: UMA TEMÁTICA AUSENTE NAS SALAS DE AULA | |
Elisangela Almeida Cruz dos Santos |
Ensino e Saúde
A UTILIZAÇÃO DE UMA PÁGINA VIRTUAL DE APRENDIZAZEM COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO | |
Mariane de Paula Gomes, Fábio Aguiar Alves, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO AMBIENTAL | |
Ana Izabel Cunha de Mello Affonso, Thayssa Alves Coelho da Silva, Maria José Paes Santos, Marcelo Borges Rocha |
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: IDENTIFICAÇÃO E REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRÍCULARES DE CIÊNCIAS DE ESTADOS BRASIELIROS SELECIONADOS | |
Sheila Soares de Assis, Tania Cremonini Araújo-Jorge |
A ÁREA DE ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CENTRADOS NAS BIOCIÊNCIAS E SAÚDE. | |
Joyce Amaral, Evelyse Lemos |
Ensino de Ciências e CTSA
FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON | |
Lucia Cruz Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota, Jonathas de Albuquerque Abreu, Ruth Mariani |
Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos | |
Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade |
A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | |
Tiago Destéffani Admiral, Carlos Roberto Pires Campos, Leonardo Salvalaio Muline |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
O uso de vídeos de humor como recurso didático - ensino lúdico e contextualizado | |
Álvaro Siguiné Jadel Lemos, Lucia Cruz Almeida |
PARCERIA ENTRE PESQUISADORES E PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DE UM COMPUTADOR POR ALUNO | |
Glauce Cortez Pinheiro, Camila Bezerra Araujo, Miriam Struchiner, Taís Giannella |
PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO DESTINADAS A ESCOLAS BRASILEIRAS E HAITIANAS | |
Thatiana Suci Maciel, André Felipe Costa Souza, Juliomar de Jesus Cruz, Vilma Rodrigues Aguiar, Pablo Sales Almeida, Karen Purper Freitas Magiero, Antelmo Ralph Falqueto, Karina S. Furieri, Erica Duarte-Silva |
PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
Inez Barcellos Andrade, Isabel Gomes Rodrigues Martins |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL | |
Sidnei Quezada Meireles Leite, Joelma Goldner Kruger, Nádia Ribeiro Amorim, Vilma Reis Terra |
CURSOS A DISTÂNCIA EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS COMO APOIO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS | |
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves |
O TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE’S) NO ENSINO REGULAR: UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Jocimara Maria da Silva Santos, Nicole Nicolas Armache, Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
HORTA ESCOLAR E PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO ANO INTERNACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR | |
Tallyrand Moreira Jorcelino, Uziel da Silva Alves |
Divulgação Científica
UNIGRAN: O PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DO HERBÁRIO DIDÁTICO DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO, DUQUE DE CAXIAS, RJ | |
Míria Simões de Araújo Rodrigues |
Submissões Gerais
FICÇÃO COMO FERRAMENTA DE ABORDAGEM EM AULAS DE CIÊNCIAS: RELATO DE CASO DO USO LINGUAGEM DE FICÇÃO CIENTÍFICA | |
Reinaldo Espírito Santo Camilo, Luiz Edmundo Vargas Aguiar |
Concepções Históricas sobre utensílios de laboratório | |
Shirley Lima de Azevedo Neta, Jorge Cardoso Messeder |
JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Natalia Pin Rocon, Elisa Mitsuko Aoyama |
De pedra à janela: características de um bom professor de ciências na visão de futuros professores | |
Thaiz Armond, Zara Faria Sobrinha Guimarães |