Ensino e Ambiente
CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE MICROALGAS: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Andréia Carolinne de Souza Brito, Magui Aparecida Vallim da Silva |
Relato de Experiência de Educação Ambiental na área Leste da Baía de Guanabara | |
Sabrina Gonçalves Sodré, Maria Graça bispo, Camilla Lírio |
ÁGUA: EXPLORANDO A FONTE DE VIDA – PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Anderson Martins Vianna, Laís Henriques de Mattos, Larissa Lima Morgado, Rômulo Gonçalves Paes Leme Baptista, Cristina dos Santos Bianchi |
A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Neusa Bastos Ruiz lanna |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES | |
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira |
Ensino e Saúde
O alto consumo de refrigerantes e fast foods por universitários: a criação de uma cartilha | |
Josiane Vieira de Souza, Thaisnara Bastos, Maria de Fátima Oliveira |
SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UM TABU PARA PROFESSORES? | |
Luana Bispo de Matos Pires, Cristina dos Santos Bianchi |
A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE | |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Mariana da Silva Braga |
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ (PA) | |
Edileia Gaspar Macedo, Francisca Neves Santos, Sandra Nazaré Dias Bastos |
E POR FALAR EM PIOLHO, O QUE FAZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAPITÃO POÇO-PARÁ? | |
Maria Eugenia da Silva Moura, Sonia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos |
PARASITOSES INTESTINAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ: CONHECER PARA EVITAR | |
Maria Marcilene Alves Silva, Rosilene Mota Lima, Sandra Nazaré Dias Bastos |
MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA | |
Gizele Tiago Barbêdo, Carlos Alberto Andrade Monerat |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO AMBIENTAL | |
Ana Izabel Cunha de Mello Affonso, Thayssa Alves Coelho da Silva, Maria José Paes Santos, Marcelo Borges Rocha |
Ensino de Ciências e CTSA
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS: A URGÊNCIA DE UM NOVO PARADIGMA COM ENFOQUE EM CTS | |
Cristina dos Santos Bianchi, Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima |
Paródias como ferramentas para o ensino/aprendizagem de Química | |
Erika Louise Branco Ribeiro, Caroline Stephanee Mattos Mendonça, Priscilla Santos Lassance, Eluzir Pedrazzi Chacon, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Marcia Narcizo Borges |
Comunicação Química no Ensino de Química Orgânica: Uso de um aúdio e um jogo de Bingo | |
Priscilla Santos Lassance, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges |
TEMAS CTSA DE INTERESSE DOS ALUNOS DA EJA: UM PONTO DE PARTIDA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA MULTIDIMENSIONAL | |
Daniele da Silva Maia Gouveia, Alcina Maria Testa Braz da Silva |
RELATO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIA/QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS | |
Kelry Muniz Barbosa |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA | |
Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha |
Divulgação Científica
Alunos-professores: o Normal repensando o papel do lúdico aliado ao ensino de ciências | |
Cristianni Antunes Leal, Maria José da Silva de Oliveira Quirino, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Rôças |
Submissões Gerais
O PANORAMA ATUAL E AS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Coswosk Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira |
ANÁLISE DOS TEMAS EVOLUÇÃO E FILOGENIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2014 | |
Judson Albino Coswosk, Diógina Barata, Marcos da Cunha Teixeira |
A CRIAÇÃO DE VÍDEOS EXPERIMENTAIS COMO AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE FÍSICA | |
KARLA KARINY BARBOSA |
O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO – RELATO DE CASO | |
Juliane Barros, Magui Aparecida Vallim da Silva |