Ensino e Ambiente
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Carlos Alberto Andrade Monerat, Ana Paula Inacio Diorio |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL. | |
Dilemara De Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz, Ivana Cristina Ferreira Santos, Andrea De Souza Monteiro, Maira Alvarenga de Souza, Ranam Moreira Reis |
Campus da Praia Vermelha/UFF 1 A RDS PONTA DO TUBARÃO COMO ALTERNATIVA PARA AULAS DE CAMPO EM BIOLOGIA: INVESTIGANDO A (IN)EXISTÊNCIA DE ELOS | |
João Kaio Cavalcante de Morais, Maria Marta Nepomuceno Rodrigues, Maria Rita da Silva, Rummenigge Medeiros de Araújo |
CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Maylta Brandão dos Anjos, Verônica Pimenta Velloso |
CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ANÁLISE DE UM MINICURSO SOBRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS BARRAGENS | |
João Augusto dos Reis Neto, Rafaela Mahiane Rosa, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES | |
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ECOLÓGICO A PARTIR DA VISÃO DO MANGUEZAL NOS DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Hilda Helena Sovierzoski, Lidiane Moura dos Santos, Monica Dorigo Dorigo Correia |
Ensino e Saúde
Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática | |
Viviane Louback Gitti, Michele Pereira de Souza, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Aline Muzy Dias |
A UTILIZAÇÃO DE UMA PÁGINA VIRTUAL DE APRENDIZAZEM COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO | |
Mariane de Paula Gomes, Fábio Aguiar Alves, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
PARÂMETROS CURRICULARES DE CIÊNCIAS NATURAIS: A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA TRANSVERSALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Ana Paula Inacio Diorio, Marco Antônio Ferreira da Costa |
JOGO NA TRILHA DOS NUTRIENTES: UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO BASEADO EM MÓDULO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fatima Alves de Oliveira |
Educação e Saúde: Doenças Negligenciadas ABCD | |
Carlos Eduardo da Silva Filomeno |
Ensino de Ciências e CTSA
USO DE MODELOS INVESTIGATIVOS NA SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Andrea Oliveira da Fraga Goulart, Eline Deccache-Maia |
PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO DESTINADAS A ESCOLAS BRASILEIRAS E HAITIANAS | |
Thatiana Suci Maciel, André Felipe Costa Souza, Juliomar de Jesus Cruz, Vilma Rodrigues Aguiar, Pablo Sales Almeida, Karen Purper Freitas Magiero, Antelmo Ralph Falqueto, Karina S. Furieri, Erica Duarte-Silva |
A HORTA MEDICINAL COMO ARTEFATO PEDAGÓGICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA CTSA | |
Sabrine Lino Pinto, Antonio Donizetti Sgarbi, Daniela Coutinho D´Ávila de Almeida, Maria das Graças Ferreira Lobino |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças |
REFLEXÕES SOBRE O APRENDIZADO E VIVÊNCIAS CIENTÍFICAS DE JOVENS RESIDENTES EM ÁREAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. | |
Cristina Maria Barros de Medeiros |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA | |
Alessandro Tomaz Barbosa, Marsílvio Gonçalves Pereira, Gewerlys Stallony Diego Costa da Rocha |
Divulgação Científica
A FICÇÃO CIENTIFICA COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NOS ENECIÊNCIAS | |
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha |
MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Marcos Paulo Ferreira de Souza, Eliane Melo de Matos, Eline Deccache Maia |
A PRESENÇA DA QUÍMICA NOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS DO RIO DE JANEIRO: O CASO DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA | |
Ludmila Nogueira da Silva |
Submissões Gerais
ANÁLISE DA ABORDAGEM DO TEMA “ANTÁRTICA” EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luiz Antonio da Costa Rodrigues, Elaine Alves dos Santos, Waisenhowerk Vieira de Melo, Alexandre Santos de Alencar |
CIÊNCIA E ARTE NOS “NOVOS TALENTOS | |
Eline Deccache-Maia |