Ensino e Ambiente
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGENDA 21 ESCOLAR SOB A ÓTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Carlos Alberto Andrade Monerat, Ana Paula Inacio Diorio |
ANÁLISE DO FILME “RIO” COMO ESTRATÉGIA DE IDENTIFICAÇÃO, ABORDAGEM E DISCUSSÃO DO TEMA BIOPIRATARIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. | |
Carlos Eduardo Gonçalves Cavalcante, Waisenhowerk Vieira Melo |
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental? | |
Bianca Sarpa Miceli |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL. | |
Dilemara De Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz, Ivana Cristina Ferreira Santos, Andrea De Souza Monteiro, Maira Alvarenga de Souza, Ranam Moreira Reis |
ÁGUA: EXPLORANDO A FONTE DE VIDA – PROPOSTA DE PROJETO PEDAGÓGICO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Anderson Martins Vianna, Laís Henriques de Mattos, Larissa Lima Morgado, Rômulo Gonçalves Paes Leme Baptista, Cristina dos Santos Bianchi |
DESENHO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM UMA COMUNIDADE EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPATIVA | |
Edson Chiote Chiote Pinheiro, Laísa Freire Maria Freire dos Santos |
ABORDAGEM DE QUESTÕES AMBIENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
LEONARDO SALVALAIO MULINE, ADRIANE GONÇALVES GOMES, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS, LEANDRO MATTOS |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES | |
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira |
Água e sociedade: o que abordam os livros didáticos do Ensino Fundamental? | |
Bianca Sarpa Miceli |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ECOLÓGICO A PARTIR DA VISÃO DO MANGUEZAL NOS DESENHOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Hilda Helena Sovierzoski, Lidiane Moura dos Santos, Monica Dorigo Dorigo Correia |
Ensino e Saúde
“ÁGUA E SAÚDE”: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Elaine Cristina Pereira Costa, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO PIRIÁ (PA) | |
Edileia Gaspar Macedo, Francisca Neves Santos, Sandra Nazaré Dias Bastos |
E POR FALAR EM PIOLHO, O QUE FAZEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CAPITÃO POÇO-PARÁ? | |
Maria Eugenia da Silva Moura, Sonia Maria Costa, Sandra Nazaré Dias Bastos |
MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA | |
Gizele Tiago Barbêdo, Carlos Alberto Andrade Monerat |
PRESSUPOSTOS SOBRE A APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE | |
Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva |
A TRÍADE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - ENSINO DE QUÍMICA - PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE | |
Aline Souza de Camargo, Patrícia Fernandes Lootens Machado |
Ensino de Ciências e CTSA
UM OLHAR CRÍTICO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS PARA UM MATERIAL MIDIÁTICO DEDICADO AO ENSINO DA BIOQUÍMICA | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, Jorge Cardoso Messeder |
FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON | |
Lucia Cruz Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota, Jonathas de Albuquerque Abreu, Ruth Mariani |
Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos | |
Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade |
A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA | |
Tiago Destéffani Admiral, Carlos Roberto Pires Campos, Leonardo Salvalaio Muline |
DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS | |
JORGE CARDOSO MESSEDER, TAIS DOS SANTOS GONZALEZ JACOB |
PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS DE BAIXO CUSTO DESTINADAS A ESCOLAS BRASILEIRAS E HAITIANAS | |
Thatiana Suci Maciel, André Felipe Costa Souza, Juliomar de Jesus Cruz, Vilma Rodrigues Aguiar, Pablo Sales Almeida, Karen Purper Freitas Magiero, Antelmo Ralph Falqueto, Karina S. Furieri, Erica Duarte-Silva |
Paródias como ferramentas para o ensino/aprendizagem de Química | |
Erika Louise Branco Ribeiro, Caroline Stephanee Mattos Mendonça, Priscilla Santos Lassance, Eluzir Pedrazzi Chacon, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Marcia Narcizo Borges |
TEMAS CTSA DE INTERESSE DOS ALUNOS DA EJA: UM PONTO DE PARTIDA PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA MULTIDIMENSIONAL | |
Daniele da Silva Maia Gouveia, Alcina Maria Testa Braz da Silva |
PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | |
Inez Barcellos Andrade, Isabel Gomes Rodrigues Martins |
“EXPLORANDO” UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO SOB DIVERSOS OLHARES: DAS PRÁTICAS DE ENSINO AO ENSINO DAS PRÁTICAS. | |
Kelly Araújo Krauzer, Thamires Belo de Jesus, Michele Pires Carvalho, Josilene Erlacher Werneck Machado, Carlos Roberto Pires Campos |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças |
Divulgação Científica
ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE | |
Adriane Gonçalves Gonçalves Gomes, LEONARDO SALVALAIO MULINE, CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS |
O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | |
Juliana Macedo Nascimento, Rosane Moreira Meirelles |
MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Marcos Paulo Ferreira de Souza, Eliane Melo de Matos, Eline Deccache Maia |
Submissões Gerais
ELABORAÇÃO DE JOGOS POR ALUNOS DO SENAI. | |
ANA CLAUDIA MANHAES |
Concepções Históricas sobre utensílios de laboratório | |
Shirley Lima de Azevedo Neta, Jorge Cardoso Messeder |
A TEMÁTICA DO TRÂNSITO: DISCUTINDO VELOCIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS | |
Maria Cristina Amaral Moreira, Isabel Martins |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA MOTIVADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mauro Melo Costa, Rosa Oliveira Marins Azevedo |
O ENSINO DE REPRODUÇÃO HUMANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OLHARES E PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES | |
Larissa Fracalossi Lucas, Marcos da Cunha Teixeira, Juliana Castro Monteiro |