Ensino e Ambiente
UM ESTUDO ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1870-1889. | |
Marinéa Silva Figueira Rodrigues |
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL | |
Marcelo Rocha, Marcelo Nogueira |
PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO PARA A MEDIAÇÃO DIDÁTICA DO TEMA AQUECIMENTO GLOBAL NO ENSINO MÉDIO | |
Alexandre Sebastião Lobato Ramos, Elaine Moreira Alves, Daniel Medina Correa Santos |
Ensino de Ciências e sua relação com meio ambiente: Análise qualitativa da água como meio de reflexão e nvestigação | |
Esilene dos Santos Reis |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE, AMBIENTE E TERRITÓRIO: DESENVOLVIMENTO DE AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE EM UMA COMUNIDADE NO VALE DO RIO DOCE, MINAS GERAIS, BRASIL. | |
Dilemara De Pinho Damasceno Sellos, Maria Cecília Pinto Diniz, Ivana Cristina Ferreira Santos, Andrea De Souza Monteiro, Maira Alvarenga de Souza, Ranam Moreira Reis |
Campus da Praia Vermelha/UFF 1 A RDS PONTA DO TUBARÃO COMO ALTERNATIVA PARA AULAS DE CAMPO EM BIOLOGIA: INVESTIGANDO A (IN)EXISTÊNCIA DE ELOS | |
João Kaio Cavalcante de Morais, Maria Marta Nepomuceno Rodrigues, Maria Rita da Silva, Rummenigge Medeiros de Araújo |
Patrimônio em Ação | |
Marcia Rodrigues Pereira, Ana Beatriz Frazão Ribeiro |
CONTRIBUIÇÕES DA ESCRITA LITERÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: ANÁLISE DE UM MINICURSO SOBRE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DAS BARRAGENS | |
João Augusto dos Reis Neto, Rafaela Mahiane Rosa, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓCIAS DO CEUNES/UFES | |
Thayroni Bonniheki Gomes Souza, Judson Albino Coswosk, Larissa Fracalossi Lucas, Thatiana Suci Maciel, Gabrielly Silva Rossin, Ivaneth dos Santos, Luana de Castro Barbosa, Natalia Pin Rocon, Thalita Cabral Silva, Marcos Cunha Teixeira |
Ensino e Saúde
PROPOSTA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA PARA TRABALHADORES DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS ORNAMENTAIS | |
paulo henrique rodrigues brum |
PENSAR O MORRER HUMANO NAS GRADUAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE | |
Eliane Brígida Morais Falcão, Cynthia de Souza Vieira, Natália Soares Fagundes da Rosa |
Ensino de Ciências e CTSA
DESENVOLVENDO MODELOS DIDÁTICOS PARA BIOLOGIA CELULAR | |
Greysi Dias Rêgo |
A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: REVITALIZAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DIDÁTICO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL | |
Alice Melo Ribeiro |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
AS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ALUNOS FINALISTAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO A LUZ DO MOVIMENTO CTSA | |
Kleber Roldi, Flávia Nessrala, Manuella Villar Amado |
Paródias como ferramentas para o ensino/aprendizagem de Química | |
Erika Louise Branco Ribeiro, Caroline Stephanee Mattos Mendonça, Priscilla Santos Lassance, Eluzir Pedrazzi Chacon, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Marcia Narcizo Borges |
Comunicação Química no Ensino de Química Orgânica: Uso de um aúdio e um jogo de Bingo | |
Priscilla Santos Lassance, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges |
O TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE’S) NO ENSINO REGULAR: UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Jocimara Maria da Silva Santos, Nicole Nicolas Armache, Fábio Augusto Rodrigues e Silva |
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Lucile Daniel Moreira, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças |
Divulgação Científica
ANÁLISE DE ÁRVORES FILOGENÉTICAS EM ARTIGOS DA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL | |
Pedro Henrique Ribeiro de Souza, Marcelo Borges Rocha |
A FICÇÃO CIENTIFICA COMO RECURSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NOS ENECIÊNCIAS | |
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha |
Alunos-professores: o Normal repensando o papel do lúdico aliado ao ensino de ciências | |
Cristianni Antunes Leal, Maria José da Silva de Oliveira Quirino, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Giselle Rôças |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E OS SABERES LOCAIS: A EXPERIÊNCIA COM O GRUPO “BICHO DO MATO” | |
Tatiene Kéllen Rosa Germano Araujo |
Submissões Gerais
JOGOS DIDÁTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Natalia Pin Rocon, Elisa Mitsuko Aoyama |