Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
GÊNERO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Rafaela Ferreira dos Santos, Jéssica Fernanda Maximiano de Souza, Taís Rabetti Giannella

Última alteração: 2018-11-24

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão da literatura nacional sobre gênero no Ensino de Ciências com foco em estudos voltados para a análise das percepções de alunos da educação básica. A partir da realização de um levantamento das publicações do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências foram identificados 11 trabalhos. Estes foram reunidos em três grupos segundo os enfoques observados nas pesquisas: 1 - Relações entre Gênero e Desempenho/Interesse Escolar (n = 4); 2 - Abordagens didáticas (n = 4); 3 - Invisibilidade das Mulheres na Ciência (n = 3). Pode-se observar discussões sobre gênero no espaço escolar motivando a promoção do senso crítico dos alunos, buscando desconstruir estereótipos e a concepção de uma Ciência androcêntrica junto a questionamentos promovidos por meio de diferentes abordagens didáticas.


Texto completo: PDF