Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS. QUEM DISSE?
Sofia Castro Hallais

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


Os alunos com deficiência visual são cegos ou têm baixa visão. São pessoas que têm osmesmos direitos sociais de igualdade e de oportunidades educacionais. A inclusão destesalunos em aulas regulares de Física são os espaços de socialização e cultura porexcelência. Pretende-se com este artigo mostrar a utilização do software educacional,Modellus, aplicado ao ensino de Física no ensino médio para um grupo de alunos, noqual há um aluno deficiente visual, utilizando como recurso de linguagem aaudiodescrição (AD) aliado ao leitor de telas, NVDA (Non Visual Desktop Access), coma finalidade de que o conhecimento seja acessível a todos os alunos ao mesmo tempo. Asimulação presente neste trabalho é relacionada a um tópico da Física, denominado deLei de Snell, que foi analisada por apresentar maior grau de dificuldade, tanto para oaluno vidente quanto para o aluno deficiente visual.

Texto completo: PDF