Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, V ENECiências 2018

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE ESTUDANTES COM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO COM VISITANTES DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA
Ana Helena Grieco Gonzalez, Marcelo Borges Rocha

Última alteração: 2018-12-08

Resumo


A pesquisa buscou investigar relações que estudantes estabelecem com museus ecentros de ciência. O conjunto de dados foi composto por 25 entrevistas individuaisrealizadas com estudantes em visita escolar a exposição “Do Mangue ao Mar”. Osdados foram analisados através da análise de conteúdo. Em relação à presença dosestudantes nos museus, os resultados revelaram que: é influenciada pela culturafamiliar; a escola muitas vezes o principal meio de acesso; associada a uma atividaderecreativa. Entretanto, museus voltados à ciência e centros de ciência não são os maisfrequentados por esse público. Assim, as expectativas que os estudantes afirmaram tercom um centro de ciências possuem algumas características que não se destinam a essesespaços, como a expectativa de ver coisas antigas ou assistir palestras. Porém, verificouseuma tendência em associar centros de ciências com possibilidades de aprendizado ede realização de experimentos, aproximando-se dos objetivos almejados por essasinstituições.

Texto completo: PDF