ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
TRILHAS INTERPRETATIVAS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Carolina Andrade da Silva, Reinaldo Luiz Bozelli, Laísa Freire |
“MUNDO BITA” E A EXPERIMENTAÇÃO: POSSIBILIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro |
A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE “OS SIMPSONS” NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. | |
Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Luciana Ferrari Espíndola Cabral, Luciana Pereira dos Santos Benther |
MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU, RJ | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
PROPAGANDAS DE TV COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O TRATAMENTO DE QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS | |
Francine Lopes Pinhão, Amanda Lima |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: PRODUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS COM CRIANÇAS, DENTRO DE UM CENTRO DE CIÊNCIAS. | |
Erik Augusto Leite, Zara Faria Sobrinha Guimarães |
“MUNDO BITA” E A EXPERIMENTAÇÃO: POSSIBILIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
JUVENTUDE E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS: RETRATOS DAS DESIGUALDADES | |
Jefferson Lima da Silva |
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL | |
Amanda Damasceno de Cristo Neves, Luiz Vinícius Leão Moreira, Giulia Leão da Cunha Brabo, Emmanuel Arthur Albuquerque Aragão, Luan Filipe de Souza Pereira, Maefnys Leão Alencar Fontes, Rebekah Mira Lino, Lígia Amaral Ilgueiras, Mayara Ferreira Parente, Nelson Antônio Bailão Ribeiro |
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL | |
Danielle Grynszpan, Rafael Benjamim Mendonça, Geisa da Silva Capistrano, Ney Lanzellotti Dantas |
IMPLICAÇÕES DOS SUJEITOS COM O MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CRÍTICA DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS | |
Milena Lopes da Rocha, Marco Braga |
ENSINO E DIVERSIDADE
A EDUCAÇÃO DIANTE IMPOSIÇÕES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE | |
Kleber Villaça Pedroso, Jéssica Brito, Lenita Leite de Oliveira Fernandes |
CRIANÇAS E SABERES POPULARES: CIÊNCIA E/OU CULTURA? | |
Virginia Georg Schindhelm1, Maria Luisa Furlin Bampi |
REVISÃO SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SEUS CAMINHOS | |
Yasmin Lanatte, Stephanie Cardoso Graña Fantinatti, Leonardo Maciel Moreira, Isabel Martins |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ESPAÇO DE APOIO ÀS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UFF / VOLTA REDONDA | |
Alfredo Gustavo de M. Castro, Bianca M. Matias, Elaine L. de Oliveira, Hélio Carlos da S. Júnior, Andréa Aparecida R. Alves |
GRUPO FOCAL EM PESQUISA QUALITATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorvillé |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE TRABALHO, ENERGIA E ENTALPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Julia Amorim Monteiro, Marllon Moretti de Souza Rosa, Augusto Antonio de Paula, Karen Luz Burgoa Rosso, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
NATUREZA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA: DUALIDADE DA C&T NA VISÃO DE ALUNOS DE UMA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorville |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA CONTIDAS NO CADERNO DE EXPERIMENTOS UTILIZADO EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO INTEGRAL DA CIDADE DE PINHEIRAL/ RJ | |
Elaine L. de Oliveira, Rafael F. da Silva |
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
ENSINO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS DO INFES/UFF | |
Sandro Lopes Barbosa, André Luiz Gomes da Silva |
MOSTRA DE PRODUTOS
Kit célula animal de tecido: uso de um modelo celular como recurso didático para o ensino de biologia | |
Luciana Lima de Albuquerque da Veiga, Jorge Luiz Silva de Lemos |
Método lúdico aplicado com um jogo de quebra cabeça para o processo de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio. | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
Jogo: Na trilha da saúde alimentar | |
Denise Leal de Castro, Shirley Lima de Azevedo Neta |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.