ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AGRONEGÓCIO EARRANJOS CURRICULARESNA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CTSA NO IFES - CAMPUS ALEGRE. | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
UM ESTUDO DE CASO: A FEIRA DE MATERIAL DIDÁTICO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES AVALIADORES | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
SENSAÇÕES E EMOÇÕES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DESENVOLVIDAS EM AMBIENTES NATURAIS | |
João Rodrigues Miguel, Daniele Gaspari Fernandes |
CIÊNCIA E COTIDIANO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES? | |
Maryane Marins Barbosa, Simone Rocha Salomão |
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ | |
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
CONHECIMENTOS SOBRE PALEONTOLOGIA ENTRE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Guilherme Cordeiro da Graça de Oliveira, Edwaldo Oliva, Ausenda Cáceres Balbino, Luis Otávio Resende Castro |
MICROSCOPIA E MODELIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS MOTIVADORAS PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA | |
Ana Eliza Freitas Martinho, Camilla Rodrigues Nascimento, Marcele Moura Vicente, Juliene Ribeiro Nascimento, Débora de Aguiar Lage |
O ENSINO LÚDICO A PARTIR DA PALEONTOLOGIA: UM ESTUDO DE CASO | |
Rodrigo Rangel Lopes, Lakysme Rocha Santos de Freitas, Marco Pereira Gonçalves |
LUDOTECA ITINERANTE: UMA PROPOSTA DE POPULARIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Jean Carlos Miranda, Glaucia Ribeiro Gonzaga |
INVESTIGANDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA DISCUTIR QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REPORTAGENS E MAQUETE | |
Andressa Cristina de Noronha Martins, Simone Rocha Salomão |
UMA PESQUISA SOBRE O USO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO | |
Willian Alves Pereira, Luiz Augusto Rezende Filho |
POTENCIALIDADE DO USO DE UMA COLEÇÃO BIOLÓGICA COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Thaís Rodrigues Maciel, Simone Rocha Salomão |
ESTRATÉGIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIOESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU | |
Camila Corrêa Fernandes, Karina da Silva Marte, Stefani Torres Vidal, Wellington Rodrigues de Matos |
EXPLORANDO APROXIMAÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A REFORMA DA NATUREZA | |
Júlia Queiroz Arêas, Simone Rocha Salomão |
INTERAÇÕES PROFESSOR – ALUNO – CONHECIMENTO: BUSCANDO CAMINHOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA | |
Bruno Oliveira Duarte, Simone Rocha Salomão |
MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU, RJ | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA ACERCA DA HISTÓRIA EVOLUTIVA DA CÉLULA EUCARIOTA | |
José Rodrigues Fernandes do Nascimento Santos, Manuel Gustavo Ribeiro, Carolina Nascimento Spiegel |
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO USO DE GAVETAS ENTOMOLÓGICAS | |
Patrícia Barros de Oliveira, Wellington Rodrigues de Matos |
“MEMÓRIAS DA APAEP”: UM JOGO DIDÁTICO SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Sarah Soares Brum Pina, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DO CIÊNCIAS SOB TENDAS E SEU PAPEL NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Mariana de Souza Alysio, Grazielle Rodrigues Pereira, Lucianne Fragel Madeira |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carlos Eduardo dos Santos, Claudilene Jesus Miranda, Edna Maria Breve da Silveira, Sabrina Alves de Jesus, Elena Maria Roberto Marcondes, Jane Cassiano de Souza Ramos, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
CONTRA O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA: CAMINHANDO E TECENDO CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | |
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Isabela Mazza de Lima, Sandro Jorge Tavares Ribeiro, Alex dos Santos Gorito, Marcelo Paraíso Alves |
ENSINO E DIVERSIDADE
SAÚDE E MEIO AMBIENTE: A CONTRIBUIÇÃO DOS BIOINDICADORES AMBIENTAIS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE FARMÁCIA. | |
Luciana Rodrigues Lessa, Mateus Curty Cariello da Silva, Fernanda de Melo Regazio Cariello, Angélica de Souza Sanches |
PROJETO CAPOEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VALENÇA-RJ. | |
ALEX DOS SANTOS GORITO, MARCELO PARAISO ALVES, SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO, JANAÍNA RODRIGUES DE FREITAS MACHADO EDU |
AÇÕES EDUCATIVAS ACESSÍVEIS NO MUSEU DA VIDA: UM ENCONTRO ENTRE ARTE E CIÊNCIA | |
Hilda Gomes, Bianca Reis |
GÊNERO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA | |
Rafaela Ferreira dos Santos, Jéssica Fernanda Maximiano de Souza, Taís Rabetti Giannella |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
JARDIM DE ESPÉCIES AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Beatriz dos Santos Melo, Luiz Alberto de Souza Filho, Rômulo Rodrigues Reis de Carvalho Araujo, Lorena Cabral Gama, Camila de Farias Vieira, Matheus Thompson Silva de Matos, Débora de Aguiar Lage |
CURRÍCULO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
A QUEM PERTENCE O DISCURSO DA GENÉTICA ESCOLAR? PROPOSTAS DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles3 |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO DO CNPQ PARA UNIVERSITÁRIOS E A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE | |
Gisela Del Fava de Carvalho, Luciana Rodrigues Lessa |
ENSINO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ERROS CONCEITUAIS | |
Amanda Berk, Lucca Marchesine, Marcelo Rocha |
MOSTRA DE PRODUTOS
Método lúdico aplicado com um jogo de quebra cabeça para o processo de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio. | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
Atividades investigativas no ensino de Física. A atuação do PIBID/UFRJ-FÍSICA no Colégio Pedro II. | |
Sandro Soares Fernandes, Denise Miranda Vianna, Aline Guilherme Pimentel, Ana Clara Roncetti Thomaz, Hozana Antonelli da Silva |
Sequência didática para estudo das funções químicas orgânicas através das estruturas químicas de pigmentos, para alunos do ensino médio. | |
Rosália Rodrigues Ceres Portella |
Um Livro de Literatura Infantil para o ensino de Ciências crítico e reflexivo – “Mariana descobre o MUNDO”. | |
Ariana Rabelo de Almeida Lacerda, Sônia Regina Mendes dos Santos |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.