ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
A UTILIZAÇÃO DE UM EPISÓDIO DE “OS SIMPSONS” NO ENSINO DE QUÍMICA: A PESQUISA SOBRE REENDEREÇAMENTO POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA. | |
Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Lucia Pereira dos Santos Benther |
ENSINO DE CIÊNCIAS E LITERATURA INFANTIL: ABORDAGEM CTS POR MEIO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA | |
Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder |
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Aline Silva Dejosi Nery, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
UM ESTUDO DE CASO: A FEIRA DE MATERIAL DIDÁTICO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES AVALIADORES | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
TRILHAS INTERPRETATIVAS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Carolina Andrade da Silva, Reinaldo Luiz Bozelli, Laísa Freire |
ANÁLISE DE METÁFORAS E ANALOGIAS EM REPORTAGENS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE | |
Igor Leandro Alves de Carvalho, Marcelo Borges Rocha |
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ | |
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
ENSINO DE BIOTECNOLOGIA ATRAVÉS DE JOGO DIDÁTICO COM MODELOS 3D PARA LICENCIANDOS DE Campus da Praia Vermelha/UFF 1 BIOLOGIA | |
Jéssica Siqueira Meloni, Carolina Nascimento Spiegel, Suzete Araujo Oliveira Gomes |
UMA PESQUISA SOBRE O USO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO | |
Willian Alves Pereira, Luiz Augusto Rezende Filho |
ESPAÇOS-TEMPOS DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: UM CONGRESSO CIENTÍFICO TECNOLÓGICO PARA O ENSINO MÉDIO | |
Fernanda Serpa Cardoso, Sonia Regina Alves Nogueira de Sá, Alice Akemi Yamasaki |
OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): OS MICRORGANISMOS NA ALIMENTAÇÃO | |
Francilaine Calixto Gouveia, Bruna Ferreira de Almeida, Estaner Claro Romão, Maria da Rosa Capri, Paulo Atsushi Suzuki |
ENTRE A MÍDIA E O MICROSCÓPIO: UMA AULA NÃO CONVENCIONAL SOBRE PROTOZOÁRIOS | |
Laís Aparecida Nasaré, Carla Castelari Rezende, Augusto Antonio de Paula, Antonio Fernandes Nascimento Júnior |
AS DIFICULDADES DE INSERIR HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES A PARTIR DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Maria Cristina Amaral Moreira |
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL | |
Amanda Damasceno de Cristo Neves, Luiz Vinícius Leão Moreira, Giulia Leão da Cunha Brabo, Emmanuel Arthur Albuquerque Aragão, Luan Filipe de Souza Pereira, Maefnys Leão Alencar Fontes, Rebekah Mira Lino, Lígia Amaral Ilgueiras, Mayara Ferreira Parente, Nelson Antônio Bailão Ribeiro |
JOGO ‘EU SOU?’ EM UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) | |
João Ricardo Assis, André Neves, Bruno Costa, Leonardo Santos, Leonardo Vollaro, Lilyane Cordeiro, Rodrigo Fonseca, Tatiana Delazeri |
A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE PARASITOLOGIA DURANTE A 14a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ | |
Rodrigo Araujo Cocêlo Dias, Allan Santana Mendes, Amanda Caroline Silva Pereira, Michelle D. Santos-Clapp |
VIDA DE INSETO: UMA ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA DE CIÊNCIAS PARA O PÚBLICO INFANTIL | |
Suzi Aguiar, Luisa Massarani |
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carlos Eduardo dos Santos, Claudilene Jesus Miranda, Edna Maria Breve da Silveira, Sabrina Alves de Jesus, Elena Maria Roberto Marcondes, Jane Cassiano de Souza Ramos, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: COMO AS AÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR? | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
ENSINO E DIVERSIDADE
LUNA EMPODERADA CANTA UMA CIÊNCIA ANIMADA: POSSIBILIDADES DO USO DE DESENHO EM SALA DE AULA | |
Leda Glicério Mendonça, Beatriz Brandão Meirelles, Luci Alves da Silva, Francilene Santos Portugal de Moura |
HISTÓRIA DO ÁLCOOL NO BRASIL COMO TEMA MEDIADOR DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DA QUÍMICA | |
Guilherme Augusto Paixão, Ayeska Monielly Silva, Roberto Dalmo Varallo de Oliveira |
MENINAS NA QUÍMICA: ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA DE PADRÕES DE BELEZA E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO | |
Sarah Corrêa Moreira de Sequeira, Barbara Maia de Viveiros, Ester da Silva Barbosa do Nascimento, Jenifer Ferreira Novaes, Lohrene de Lima da Silva, Monique Braz Limoeiro Daltro, Viviane Gomes Teixeira, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE SABERES ESPECÍFICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DO CONCEITO DE MITOSE | |
Jacqueline da Silva Xavier, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Mariana Nayara Bonilha Andrade, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
ESPAÇO DE APOIO ÀS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UFF / VOLTA REDONDA | |
Alfredo Gustavo de M. Castro, Bianca M. Matias, Elaine L. de Oliveira, Hélio Carlos da S. Júnior, Andréa Aparecida R. Alves |
JARDIM DE ESPÉCIES AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Beatriz dos Santos Melo, Luiz Alberto de Souza Filho, Rômulo Rodrigues Reis de Carvalho Araujo, Lorena Cabral Gama, Camila de Farias Vieira, Matheus Thompson Silva de Matos, Débora de Aguiar Lage |
A UTILIZAÇÃO DO RPG PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ORIGEM DA VIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Eberton Borodinas Quirino, Scarlet Silva Couto, Augusto Antonio de Paula, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE TRABALHO, ENERGIA E ENTALPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Julia Amorim Monteiro, Marllon Moretti de Souza Rosa, Augusto Antonio de Paula, Karen Luz Burgoa Rosso, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
O MICROSCÓPIO CASEIRO CONFECCIONADO COM LASER NO ENSINO DE ORGANISMOS UNI E PLURICELULARES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Bianca Mendonça, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
REFLEXÕES SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Natália Alexandrino Pecht, Luiza Gabriela de Oliveira |
CURRÍCULO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Fabiana de Freitas Poso, Aline Silva Dejosi Nery, Thayná v de Poso Freitas, Bruno Andrade Pinto Monteiro |
A QUEM PERTENCE O DISCURSO DA GENÉTICA ESCOLAR? PROPOSTAS DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles3 |
A TENTATIVA DESCONHECIDA DE MARIO SCHENBERG NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA DE FÍSICA NO BRASIL | |
Mariana Faria Brito Francisquini, Antonio Augusto Passos Videira |
ATIVIDADES PRÁTICAS NOS CADERNOS DE CIÊNCIAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: ANÁLISE DE ABORDAGENS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS | |
Vanessa a Stefano Masquio, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
David Andrade Marques da Silva, Isabel Martins |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
A AULA NO BAR: METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA SAÚDE | |
Marcello Silva e Santos, Mauro da Cruz Souza, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes |
MOSTRA DE PRODUTOS
Jogo Didático “ Na Trilha dos Nutrientes” | |
Georgianna Silva dos Santos, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
“Biotec em Jogo”: jogo de tabuleiro associado a modelos 3D para o ensino de Biotecnologia | |
Jéssica Siqueira Meloni, Carolina Nascimento Spiegel, Suzete Araujo Oliveira Gomes |
Atividades investigativas no ensino de Física. A atuação do PIBID/UFRJ-FÍSICA no Colégio Pedro II. | |
Sandro Soares Fernandes, Denise Miranda Vianna, Aline Guilherme Pimentel, Ana Clara Roncetti Thomaz, Hozana Antonelli da Silva |
Métodos Contraceptivos Hormonais: Material Paradidático para Docentes da Área da Saúde | |
Cláudia Aparecida Dalavia, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
Jogue Sementes – uma literatura infantil, do plano à ação | |
Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Jorge Cardoso Messeder |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.