ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
AGRONEGÓCIO EARRANJOS CURRICULARESNA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CTSA NO IFES - CAMPUS ALEGRE. | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte |
CAMINHOS DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS DA EJA | |
Simone Caires, Alcina Maria Testa Braz da Silva |
AGRONEGÓCIO EARRANJOS CURRICULARESNA PERSPECTIVA DO MOVIMENTO CTSA NO IFES - CAMPUS ALEGRE. | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PELO OLHAR DISCENTE: PANORAMA DAS VISITAS GUIADAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS DE 2014 E 2015 | |
Aline da Conceição Dias, Ana Maria Donato, Renata Maia Ribeiro de Barros Braga, Thaís Fortunato de Mendonça, Karen Eline Barbosa Ferreira, Andréa Espinola de Siqueira |
UM ESTUDO DE CASO: A FEIRA DE MATERIAL DIDÁTICO NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES AVALIADORES | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
Lucia da Cruz de Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota |
UM MERGULHO NO CONHECIMENTO EM ARRAIAL DO CABO - RJ: PROPOSTA DE ATIVIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA | |
Alan Portella, Lúcio Paulo, Rosane Meirelles |
“LEIA E ENTENDA RÓTULOS E EMBALAGENS”: SISTEMATIZAÇÃO DE ESTUDO UTILIZANDO ROTEIRO DE APRENDIZAGEM | |
Mauro Melo Costa, José Claudio Del Pino, Rosa Oliveira Marins Azevedo |
CIÊNCIA E COTIDIANO: O QUE NOS DIZEM OS PROFESSORES? | |
Maryane Marins Barbosa, Simone Rocha Salomão |
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ | |
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
PLURALISMO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TÓPICOS EM CIÊNCIAS | |
Carlos Eduardo da Silva Filomeno, Kamilla Brandão Ferreira, Patrícia C. Torres de Almeida, Stéphany Medeiros de Souza |
FILMES SOBRE DROGAS COMO ESTRATEGIA EDUCATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: RELATO DE CASO | |
Francisco José Figueiredo Coelho, Simone Monteiro |
MICROSCOPIA E MODELIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS MOTIVADORAS PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA | |
Ana Eliza Freitas Martinho, Camilla Rodrigues Nascimento, Marcele Moura Vicente, Juliene Ribeiro Nascimento, Débora de Aguiar Lage |
LUDOTECA ITINERANTE: UMA PROPOSTA DE POPULARIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Jean Carlos Miranda, Glaucia Ribeiro Gonzaga |
A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM INTERFACES COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GENÉTICA | |
Juliana Macedo Lacerda Nascimento, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O AMBIENTE EM UMA AULA DE CAMPO NA RESTINGA | |
Deovair Monteiro César, Carlos Roberto Pires Campos |
DO LETRAMENTO CIENTIFICO À FORMAÇÃO AMBIENTAL DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO HEGEMÔNICO | |
Alba Valéria de Sant Anna de Freitas Loiola, Alexandre Maia do Bomfim, Cleuza Faustino |
PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA UTILIZANDO O FILME JURASSIC WORLD COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GENÉTICA | |
Maria Helena Machado, Rosane Moreira Silva de Meirelles |
O USO DA HISTÓRIA DA QUÍMICA EM AULAS PARA O ENSINO MÉDIO. | |
Florence Moellmann Cordeiro de Farias, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Carolyna Pinto Silva do Nascimento |
"PERFIL DA CÉLULA": JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR | |
Nicole Correia Bernardo, Jéssica Mello, Carolina Nascimento Spiegel |
“DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”: O USO DE UM FILME PODE CONTRIBUIR NO ENSINO DE DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS? | |
Daniela Frey, Renata Maia Ribeiro de Barros Braga |
HORTAS E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | |
Jéssica Brito, Sônia Cristina Vermelho, Marina Maldonado |
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CASO PARA O JOGO COOPERATIVO “FOME DE Q?” | |
Leandra Marques Chaves Melim, Cássio Gomes Rosse, Amanda Silva do Valle, Nilson dos Passos Junior, Carolina Nascimento Spiegel, Maurício Roberto Pinto da Luz |
O TREM SUPERCONDUTOR COM ENFOQUE CTS | |
Anderson Silva Cunha, Deise Miranda Vianna, Marcos Binderly Gaspar |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRATICADA POR PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Simone Caires, Monique Thérèze Schulz Fontoura, Alexandre Maia do Bonfim |
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PERIÓDICO DA ÁREA DE CIÊNCIAS | |
Rosangela Inês Matos Uhmann, Sarana Machado Solano |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA NA ESCOLA | |
Marcia Regina Garcia, Rayza Cristina Machado da Cruz |
COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE FEIRAS ORGÂNICAS DA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO: ESTUDO DE CASO | |
Weslley Carvalho, Beatriz Martins, Carolina F. Quitá, Gabriela Gomes, Maria José Paes, Maria Cristina José Soares, Luiza Cantuária |
O CONHECIMENTO SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Saraiva Belmont, Evelyse dos Santos Lemos |
VIDA DE INSETO: UMA ATIVIDADE LÚDICA E INTERATIVA DE CIÊNCIAS PARA O PÚBLICO INFANTIL | |
Suzi Aguiar, Luisa Massarani |
CONTRA O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA: CAMINHANDO E TECENDO CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | |
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Isabela Mazza de Lima, Sandro Jorge Tavares Ribeiro, Alex dos Santos Gorito, Marcelo Paraíso Alves |
SENTIDOS SOBRE AMBIENTE E SOCIEDADE NOS DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO | |
Vanessa Messias da Silva, Tatiana Galieta Nacimento |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM SALA DE AULA: O USO DE CHARGES COMO POSSIBILIDADE PARA IR ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSERVADORA | |
Thiago da Silva Oliveira, Alexandre Maia do Bomfim |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS NO LESTE METROPOLITANO FLUMINENSE SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL | |
Ana Paula Melila, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
ENSINO E DIVERSIDADE
A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA LICENCIANDOS INDÍGENAS DA HABILITAÇÃO CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA | |
Célio da Silveira Júnior, Juarez Melgaço Valadares2 |
ANALISANDO AS MOTIVAÇÕES DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ | |
Renata Melo de Lima, Isabela Cabral Félix de Sousa |
REVISÃO SOBRE APROXIMAÇÕES ENTRE O ENSINO DE QUÍMICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E SEUS CAMINHOS | |
Yasmin Lanatte, Stephanie Cardoso Graña Fantinatti, Leonardo Maciel Moreira, Isabel Martins |
HISTÓRIA DO ÁLCOOL NO BRASIL COMO TEMA MEDIADOR DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DA QUÍMICA | |
Guilherme Augusto Paixão, Ayeska Monielly Silva, Roberto Dalmo Varallo de Oliveira |
MENINAS NA QUÍMICA: ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA DE PADRÕES DE BELEZA E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO | |
Sarah Corrêa Moreira de Sequeira, Barbara Maia de Viveiros, Ester da Silva Barbosa do Nascimento, Jenifer Ferreira Novaes, Lohrene de Lima da Silva, Monique Braz Limoeiro Daltro, Viviane Gomes Teixeira, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A CIÊNCIA, O CIENTISTA E AS RELAÇÕES DE GÊNERO EM UMA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL | |
Sandra Maria Gomes de Azevedo, Victoria Viegas |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O CORDEL E O ENSINO DE MICRORGANISMOS: UM DIÁLOGO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE BIOLOGIA | |
Paloma Martins Ferreira, Vinicius Henrique Vieira Silva, Camila Oliveira Lourenço, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
ESPAÇO DE APOIO ÀS FORMAÇÕES INICIAL E CONTINUAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UFF / VOLTA REDONDA | |
Alfredo Gustavo de M. Castro, Bianca M. Matias, Elaine L. de Oliveira, Hélio Carlos da S. Júnior, Andréa Aparecida R. Alves |
ESTUDO TIPO ESTADO DE ARTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO | |
Kleber Villaça Pedroso, Laísa Maria Freire dos Santos |
GRUPO FOCAL EM PESQUISA QUALITATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Filipe Lima Malta, Luís Fernando Marques Dorvillé |
UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA DA CIÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE TRABALHO, ENERGIA E ENTALPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Julia Amorim Monteiro, Marllon Moretti de Souza Rosa, Augusto Antonio de Paula, Karen Luz Burgoa Rosso, Antonio Fernandes Nascimento Junior |
O MICROSCÓPIO CASEIRO CONFECCIONADO COM LASER NO ENSINO DE ORGANISMOS UNI E PLURICELULARES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Bianca Mendonça, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
CURRÍCULO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CORPO HUMANO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lívia da Silva Queiroz, Maria Margarida Gomes |
A QUEM PERTENCE O DISCURSO DA GENÉTICA ESCOLAR? PROPOSTAS DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR | |
Cristianni Antunes Leal, Giselle Rôças, Rosane Moreira Silva de Meirelles3 |
AVALIAÇÃO COMO APRENDIZAGEM EM CONTEXTO ESCOLAR | |
Rosangela Inês Matos Uhmann, Fernada Seidel Vorpagel, Silvana Matos Uhmannr |
AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EJA E O ENSINO DE CIÊNCIAS | |
David Andrade Marques da Silva, Isabel Martins |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
ENSINO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
LABIRINTO DE PAULING”: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA | |
Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Danielle Domingues Alves, Marcelo Monteiro Marques |
O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ERROS CONCEITUAIS | |
Amanda Berk, Lucca Marchesine, Marcelo Rocha |
A UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO APRIMORAMENTO DO ENSINO DE FÍSICA | |
Aline Miguelis Falcão Magalhães, Isa Costa |
MOSTRA DE PRODUTOS
Conjunto de kits de experimentos para o estudo da propagação do calor na perspectiva da inclusão de deficientes visuais | |
Viviane Medeiros Tavares Mota, Lucia da Cruz de Almeida |
Propostas ensino de física | |
Lucia da Cruz de Almeida, Priscila dos Reis Areias, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de Macedo, Viviane Medeiros Tavares Mota |
Uma página no Facebook e o protagonismo dos estudantes na divulgação científica | |
Eversong Moreira Barros, Lucidea Guimarães Rebello Coutinho |
Livro falado – Molequinha e o Misterioso Caso da Água Desaparecida. | |
Caroline Stephanee Mattos Mendonça |
Modelos didáticos em Parasitologia: uma estratégia para Educação em Saúde | |
Andréia Carolinne de Souza Brito, Carlos Eduardo Filomeno, Shayane Martins Gomes, osé Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
Atividades investigativas no ensino de Física. A atuação do PIBID/UFRJ-FÍSICA no Colégio Pedro II. | |
Sandro Soares Fernandes, Denise Miranda Vianna, Aline Guilherme Pimentel, Ana Clara Roncetti Thomaz, Hozana Antonelli da Silva |
“Trilha da Sexualidade”: um jogo didático como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à Educação Sexual, no Ensino Médio. | |
Márcia Graminho Fonseca Braz e Barros, Jean Carlos Miranda |
Um Livro de Literatura Infantil para o ensino de Ciências crítico e reflexivo – “Mariana descobre o MUNDO”. | |
Ariana Rabelo de Almeida Lacerda, Sônia Regina Mendes dos Santos |
Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. | |
Anna Gabrielle Moreira de Souza Borges, Marcela de Mattos Mendonça Lemos Rodrigues |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.