ENSINO DE CIÊNCIAS, PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
ENSINO DE CIÊNCIAS AOS ESTUDANTES SURDOS: UMA DIFICULDADE A SER ENFRENTADA | |
Gildete da S. Amorim Mendes Francisco1, Fernanda Serpa Cardoso, Helena C. Castro, Ana Regina E Souza Campelo |
A TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN/WALLACE: UMA INVESTIGAÇÃO QUANTO À PRESENÇA DO NATURALISTA ALFRED RUSSEL WALLACE (1823-1913) NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO | |
José Antônio Dias, Aline Silva Dejosi Nery, Rayane Saraiva Da Cruz, Eliza da Cunha Cabral |
O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PELO OLHAR DISCENTE: PANORAMA DAS VISITAS GUIADAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS ANOS DE 2014 E 2015 | |
Aline da Conceição Dias, Ana Maria Donato, Renata Maia Ribeiro de Barros Braga, Thaís Fortunato de Mendonça, Karen Eline Barbosa Ferreira, Andréa Espinola de Siqueira |
RECURSOS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DO CALOR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
Lucia da Cruz de Almeida, Viviane Medeiros Tavares Mota |
CENSURA NA INTERNET: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA CONTROVÉRSIA CONTROLADA | |
Camila de Fatima Sant’Ana, Alba Valéria de Sant’Anna de Freitas Loiola, Jorge Cardoso Messeder |
FEIRAS DE CIÊNCIAS: UMA PARCELA DA TRAJETÓRIA DO PIBID EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE RESENDE-RJ | |
Gleice Martins de Oliveira da Silva, Glória da Penha Cândido Martins, Larissa Souza Costa, Luana Sampaio Silva, Marianne da Cunha Rodrigues Silva, Roberta Reis da Costa Araujo, Thamiris De Paula Diniz, Gabriela Albino Mendonça de Oliveira Lima, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
FOTOGRAFIA APLICADA AO ESTUDO DOS INSETOS | |
Reynaldo Guedes de Oliveira Fontes, Débora de Aguiar Lage |
PLURALISMO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TÓPICOS EM CIÊNCIAS | |
Carlos Eduardo da Silva Filomeno, Kamilla Brandão Ferreira, Patrícia C. Torres de Almeida, Stéphany Medeiros de Souza |
MICROSCOPIA E MODELIZAÇÃO COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS MOTIVADORAS PARA O ENSINO DE HISTOLOGIA | |
Ana Eliza Freitas Martinho, Camilla Rodrigues Nascimento, Marcele Moura Vicente, Juliene Ribeiro Nascimento, Débora de Aguiar Lage |
PAPELÃO NA COPA DE FUTEBOL 2014, SÓ REAPROVEITADO: CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigue, Afranio Teodoro Moutinho, Maria de Fátima Alves de Oliveira, Ana Paula Gomes de Souza |
A BLACK FRIDAY E O ENSINO DA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL | |
Andréa Cristina Costa de Freitas, Maria Cristina do Amaral Moreira |
DO LETRAMENTO CIENTIFICO À FORMAÇÃO AMBIENTAL DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DO CONTEÚDO MIDIÁTICO HEGEMÔNICO | |
Alba Valéria de Sant Anna de Freitas Loiola, Alexandre Maia do Bomfim, Cleuza Faustino |
UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE CONHECIMENTOS ECOLÓGICOS: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA | |
Raiany Nogueira Santos, Cilene Daudt Vieira, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
INVESTIGANDO RECURSOS DIDÁTICOS PARA DISCUTIR QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REPORTAGENS E MAQUETE | |
Andressa Cristina de Noronha Martins, Simone Rocha Salomão |
ESTRATÉGIAS PARA DINAMIZAR O ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIOESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU | |
Camila Corrêa Fernandes, Karina da Silva Marte, Stefani Torres Vidal, Wellington Rodrigues de Matos |
AS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Jhenifer Fagundes de Oliveira, Judith Bustamante Bautista, Marcelo Bernardo de Lima, Miriam Struchinner |
JOGANDO COM MAPAS CONCEITUAIS: UMA FORMA LÚDICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR | |
Carolina Nascimento Spiegel, Luiz Roberto Dutra dos Santos |
MÉTODO LÚDICO NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UM ESTUDO DE CASO EM NOVA IGUAÇU, RJ | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES INVESTIGATIGATIVAS: A LUDICIDADE A FAVOR DO EXPERIMENTAL E NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Marcos de Oliveira Rocha |
OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): OS MICRORGANISMOS NA ALIMENTAÇÃO | |
Francilaine Calixto Gouveia, Bruna Ferreira de Almeida, Estaner Claro Romão, Maria da Rosa Capri, Paulo Atsushi Suzuki |
ENTRE A MÍDIA E O MICROSCÓPIO: UMA AULA NÃO CONVENCIONAL SOBRE PROTOZOÁRIOS | |
Laís Aparecida Nasaré, Carla Castelari Rezende, Augusto Antonio de Paula, Antonio Fernandes Nascimento Júnior |
CIÊNCIA E ARTE: UMA CONCILIAÇÃO QUE FAVORECE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Sandra Regina do Amaral, Michele Waltz Comarú |
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM CASO PARA O JOGO COOPERATIVO “FOME DE Q?” | |
Leandra Marques Chaves Melim, Cássio Gomes Rosse, Amanda Silva do Valle, Nilson dos Passos Junior, Carolina Nascimento Spiegel, Maurício Roberto Pinto da Luz |
PERCEPÇÃO DO PÚBLICO DO CIÊNCIAS SOB TENDAS E SEU PAPEL NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves, Mariana de Souza Alysio, Grazielle Rodrigues Pereira, Lucianne Fragel Madeira |
PAULO FREIRE E O ENSINO DE FÍSICA PAUTADO PELO DIÁLOGO | |
Álvaro Siguiné Jadel Lemos, Lucia da Cruz de Almeida |
CONTRIBUIÇÕES DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RJ | |
José Renato de Oliveira Pin, Amanda Dornelas de Sousa Pereira, Marcelo Borges Rocha |
ANÁLISE CRÍTICA DO USO DO JIGSAW NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS TEORIAS EVOLUTIVAS | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes, José Jefferson Aguiar dos Santos, Roni Costa Ferreira, Sérgio Eduardo Silva Duarte |
TEATRO E ENSINO DECIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES | |
Barbara Doukay Campanini, Marcelo Borges Rocha |
ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE
CIÊNCIA E ARTE: VEÍCULO TERAPÊUTICO OBSERVADO EM INSTITUIÇÃO DE SAÚDE MENTAL DO RIO DE JANEIRO | |
Dulce de Barros Gaspar, Maylta Brandão dos Anjos |
SANEAMENTO BÁSICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Marielze Pinto da Paixão, Maria Célia da Silva Lanna |
INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: O CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM BELÉM, ESTADO DO PARÁ, BRASIL | |
Amanda Damasceno de Cristo Neves, Luiz Vinícius Leão Moreira, Giulia Leão da Cunha Brabo, Emmanuel Arthur Albuquerque Aragão, Luan Filipe de Souza Pereira, Maefnys Leão Alencar Fontes, Rebekah Mira Lino, Lígia Amaral Ilgueiras, Mayara Ferreira Parente, Nelson Antônio Bailão Ribeiro |
JOGO ‘EU SOU?’ EM UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) | |
João Ricardo Assis, André Neves, Bruno Costa, Leonardo Santos, Leonardo Vollaro, Lilyane Cordeiro, Rodrigo Fonseca, Tatiana Delazeri |
O CONHECIMENTO SOBRE OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Cristiano José Martins de Miranda, Rachel Saraiva Belmont, Evelyse dos Santos Lemos |
ANÁLISE PRELIMINAR DO PERFIL DE VISITANTES DA TRILHA DO ESTUDANTE, PARQUE NACIONAL DA TIJUCA | |
Mylena Guedes Passeri, Matheus de Souza Gomes, Marcelo Borges Rocha |
A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE PARASITOLOGIA DURANTE A 14a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS, RJ | |
Rodrigo Araujo Cocêlo Dias, Allan Santana Mendes, Amanda Caroline Silva Pereira, Michelle D. Santos-Clapp |
A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL | |
Danielle Grynszpan, Rafael Benjamim Mendonça, Geisa da Silva Capistrano, Ney Lanzellotti Dantas |
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RESÍDUOS PARA O PÚBLICO INFANTIL: LEVANTAMENTO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS (2007-2016) | |
Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): CONCEPÇÕES DOS EDUCADORES E A INFLUÊNCIA EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. | |
Maria da Conceição Almeida de Albuquerque, Roberto Carlos da Silva Soares |
ANÁLISE DOS IMPACTOS ECOLÓGICOS E SOCIAIS EM TRILHAS: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA | |
Marcelo Borges Rocha, Stefano Bruno Vieira Gomes, Rafael de Oliveira Rocha |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A ÓTICA DE DOCENTES DA REDE BÁSICA DE ENSINO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
Clayton Tôrres Felizardo, Débora de Aguiar Lage, Carlos Eduardo da Silva Filomeno |
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carlos Eduardo dos Santos, Claudilene Jesus Miranda, Edna Maria Breve da Silveira, Sabrina Alves de Jesus, Elena Maria Roberto Marcondes, Jane Cassiano de Souza Ramos, Celly Cristina Alves Saba, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CONSERVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE DE ESTUDANTES DE ORIGEM POMERANA | |
Bárbara de A Silva, Danielle Grynszpan |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NAS PROXIMIDADES DA RESERVA BIOLÓGICA DE TINGUÁ | |
Guilherme Preato Guimarães, Renato Augusto Gadioli, Edileuza Dias Queiroz |
CONTRA O DESPERDÍCIO DA EXPERIÊNCIA: CAMINHANDO E TECENDO CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. | |
Janaína Rodrigues de Freitas Machado Eduardo, Isabela Mazza de Lima, Sandro Jorge Tavares Ribeiro, Alex dos Santos Gorito, Marcelo Paraíso Alves |
ESTRATÉGIAS PARA O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE: UMA MOBILIZAÇÃO COOPERATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Bernardo Porphirio Balado, Thauane Cristine Cardoso de Souza, William da Silva Hilário, Carolaine da Silva |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM SALA DE AULA: O USO DE CHARGES COMO POSSIBILIDADE PARA IR ALÉM DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONSERVADORA | |
Thiago da Silva Oliveira, Alexandre Maia do Bomfim |
ANÁLISE DAS INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE DE PESSOAS SOB RECLUSÃO EM PRESÍDIOS | |
Samanta Costa Calcagno, Julio Cesar Bresolin Marinho, João Alberto da Silva |
LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÕES NO CAMPO AMBIENTAL- O ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO | |
Ana Paula de Jesus Tavares, Maylta Brandão dos Anjos |
LITERATURA E ENSINO DE CIÊNCIAS: AÇÕES NO CAMPO AMBIENTAL- O ENSINO FUNDAMENTAL EM FOCO | |
Ana Paula de Jesus Tavares, Maylta Brandão dos Anjos |
A CONTRIBUIÇÃO DE VIRGÍNIA SCHALL NA TRAJETÓRIA DA TEMÁTICA DA SAÚDE NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Fernanda Teixeira, Paula dos Santos Dias Moreira, Miriam Struchiner |
ENSINO E DIVERSIDADE
A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA LICENCIANDOS INDÍGENAS DA HABILITAÇÃO CIÊNCIAS DA VIDA E DA NATUREZA | |
Célio da Silveira Júnior, Juarez Melgaço Valadares2 |
SAÚDE E MEIO AMBIENTE: A CONTRIBUIÇÃO DOS BIOINDICADORES AMBIENTAIS PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO DE FARMÁCIA. | |
Luciana Rodrigues Lessa, Mateus Curty Cariello da Silva, Fernanda de Melo Regazio Cariello, Angélica de Souza Sanches |
DIÁLOGO, REFLEXÃO E APRENDIZADEM EM EDUCAÇÃO SEXUAL SOB A PERSPECTIVA SOCIAL | |
Carolina Habergric Folino, Débora de Aguiar Lage |
UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: A LUA NA VIDA NO/DO CAMPO | |
Rodrigo dos Santos Crepalde, Verônica Klepka, Tânia Halley Oliveira Pinto |
PROJETO CAPOEIRA E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE VALENÇA-RJ. | |
ALEX DOS SANTOS GORITO, MARCELO PARAISO ALVES, SANDRO JORGE TAVARES RIBEIRO, JANAÍNA RODRIGUES DE FREITAS MACHADO EDU |
PROPOSTA DE MANUAL DE TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VISANDO À INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS E CEGOS | |
André Fillipe de Freitas Fernandes, Débora de Aguiar Lage |
HISTÓRIA DO ÁLCOOL NO BRASIL COMO TEMA MEDIADOR DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DA QUÍMICA | |
Guilherme Augusto Paixão, Ayeska Monielly Silva, Roberto Dalmo Varallo de Oliveira |
MENINAS NA QUÍMICA: ATIVIDADE LÚDICA PARA ALUNAS DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA TEMÁTICA DE PADRÕES DE BELEZA E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO | |
Sarah Corrêa Moreira de Sequeira, Barbara Maia de Viveiros, Ester da Silva Barbosa do Nascimento, Jenifer Ferreira Novaes, Lohrene de Lima da Silva, Monique Braz Limoeiro Daltro, Viviane Gomes Teixeira, Fernanda Arruda Nogueira Gomes da Silva |
CULTURAS INDÍGENAS E AFRICANAS NO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSÍVEIS DIÁLOGOS COM A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | |
Valéria da Sila Lima, Maylta Brandão dos Anjos, Neide de Andrade Almeida |
ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A DESCONTRUCAÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID. | |
Viviane de Mendonça Soares |
A IMPORTÂNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO SEMIPRESENCIAL DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Ellen dos Santos Lemos, Clarisse Tolledo Lugon, Renata de Fátima Vieira da Costa, Maycon Savioli da Costa, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda |
UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA DE SABERES ESPECÍFICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DO CONCEITO DE MITOSE | |
Jacqueline da Silva Xavier, Paulo Antônio de Oliveira Temoteo, Mariana Nayara Bonilha Andrade, Antônio Fernandes Nascimento Junior |
ANÁLISE DE UMA AULA DE BIOLOGIA CELULAR DESENVOLVIDA A PARTIR DO CONTEXTO HISTÓRICO DA CIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Carolina de Souza Oliveira, Gabriela Bandeira do Nascimento, Laise Vieira Gonçalves, Antonio Fernandes Nascimento Júnior |
JARDIM DE ESPÉCIES AROMÁTICAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA | |
Beatriz dos Santos Melo, Luiz Alberto de Souza Filho, Rômulo Rodrigues Reis de Carvalho Araujo, Lorena Cabral Gama, Camila de Farias Vieira, Matheus Thompson Silva de Matos, Débora de Aguiar Lage |
QUAL O LUGAR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ? | |
Davi Saldanha Dubrull, Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Yasmim Pussente Pimentel Lima, Eline Deccache-Maia |
CURRÍCULO, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
CORPO HUMANO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Lívia da Silva Queiroz, Maria Margarida Gomes |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Fabiana de Freitas Poso, Aline Silva Dejosi Nery, Thayná v de Poso Freitas, Bruno Andrade Pinto Monteiro |
ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: ATUAÇÃO DA LIGA DE PARASITOLOGIA (LIPAR UERJ) | |
Carlos Eduardo da Silva Filomen, Andreia Carolinne Souza Brito, Julia Silva dos Santos, Karine Gomes Leite, Luan Almeida Carvalho da Cunha, Shayane Matins Gomes, Thainá Pereira de Souza, Bianca Domingues Ventura, Larissa Moreira Siqueira, Aline Aparecida da Rosa, Bruno Moraes da Silva, Alessandra de Lacerda Nery, Lucas Gomes Rodrigues, Andreia de Oliveira da Silva, Juliana Colares da Silva, Lucas Alves Melo, Maria Clara Mellis Rodrigues, Ludmila Rocha Lima, Emanuela Santos da Costa, Vitor Gomes de Matos Gomes, Taynara Vieira Teixeira, Thainá Melo, Christiane Leal Corrêa, Alexandre Ribeiro Bello, José Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
A AULA NO BAR: METODOLOGIAS ATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA SAÚDE | |
Marcello Silva e Santos, Mauro da Cruz Souza, Beatriz Amarante Araújo Henriques, Rondinele Soares de Paula, Aline Cristina Costa Gomes |
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FOMENTO À PESQUISA E EXTENSÃO DO CNPQ PARA UNIVERSITÁRIOS E A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE | |
Gisela Del Fava de Carvalho, Luciana Rodrigues Lessa |
ENSINO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
LABIRINTO DE PAULING”: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA DIGITAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA | |
Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Danielle Domingues Alves, Marcelo Monteiro Marques |
CONSTRUCT 2: UMA FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO AO ENSINO INCLUSIVO DE CIÊNCIAS | |
Priscila Tamiasso-Martinhon, Iara Déniz Ornellas, Angela Sanches Rocha, Célia Sousa |
É PRECISO REFLETIR SOBRE EPIDEMIA O FILME CONTÁGIO E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO INFORMAL DA CIÊNCIA E SAÚDE | |
Leonardo Cássio da Cruz Teixeira, Lucia De La Rocque Rodriguez |
MOSTRA DE PRODUTOS
Conjunto de kits de experimentos para o estudo da propagação do calor na perspectiva da inclusão de deficientes visuais | |
Viviane Medeiros Tavares Mota, Lucia da Cruz de Almeida |
Histórias para contar Ciências | |
Cassia Carla Viana, Marco Antonio de Moraes |
Propostas ensino de física | |
Lucia da Cruz de Almeida, Priscila dos Reis Areias, José Victor Braga de Melo de Farias Barreto de Macedo, Viviane Medeiros Tavares Mota |
Duas Histórias em quadrinhos para o ensino-aprendizagem de Química na educação de jovens e adultos – EJA. | |
Glauco Leonardo da Costa Figueiredo |
Jigsaw aplicado ao ensino das Teorias Evolutivas | |
Luciana Maria de Jesus Baptista Gomes |
Método lúdico aplicado com um jogo de quebra cabeça para o processo de ensino aprendizagem com alunos do ensino médio. | |
Caroline Lacorte Rangel, Letícia Silva Ribeiro de Matos, Thais de Lima Borges, Wellington Rodrigues de Matos |
Objeto de aprendizagem - sistema solar inteligente 2D | |
José Victor Braga Melo de Farias Barreto de Macedo, Lucia da Cruz de Almeida |
Modelos didáticos em Parasitologia: uma estratégia para Educação em Saúde | |
Andréia Carolinne de Souza Brito, Carlos Eduardo Filomeno, Shayane Martins Gomes, osé Roberto Machado Silva, Renata Heisler Neves |
Eco em ação - um jogo de tabuleiro sobre conhecimentos ecológicos | |
Raiany Nogueira Santos, Cilene Daudt Vieira, Caio Roberto Siqueira Lamego, Maria Cristina Ferreira dos Santos |
Tabelas periódicas interativas: alternativas multidisciplinares no processo de inclusão, ensino e aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down. | |
Bernardo Porphirio Balado, Izabelle Chipoline dos Santos, Lorraine da Silva Pereira de Souza, Rute Ferreira Carvalho, Yasmim Schramm Martins da Silva |
Métodos Contraceptivos Hormonais: Material Paradidático para Docentes da Área da Saúde | |
Cláudia Aparecida Dalavia, Maria de Fátima Alves de Oliveira |
Livro em Braile- Molequinha e o misterioso caso da água desaparecida. | |
Marcia Narcizo Borges, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Isa Costa, Fátima de Paiva Canesin, Eluzir Pedrazzi Chacon |
"Rios e seus mistérios": uma proposta de material didático para o Ensino de Ecologia. | |
Priscila de Oliveira Cunha, Magui Vallim, Timothy Peter Moulton |
Molequinha e o misterioso caso da água desaparecida- o livro. | |
Marcia Narcizo Borges, Maria Bernadete Pinto dos Santos, Isa Costa, Fátima de Paiva Canesin, Eluzir Pedrazzi Chacon |
Compreendendo a ligação iônica através do modelo atômico de Bohr, uma abordagem inclusiva. | |
Anna Gabrielle Moreira de Souza Borges, Marcela de Mattos Mendonça Lemos Rodrigues |
Edições anteriores:
Selecione a edição desejada nos links abaixo.